Solenidade de São Pedro e São Paulo


 


 



Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald


“A liturgia romana sempre reuniu os dois apóstolos Pedro e Paulo numa só solenidade, por considera-los os fundadores da Igreja de Roma. Tendo os dois padecidos o martírio na perseguição de Nero, a tradição os identificou também no dia de sua morte: 29 de junho. Este ano de 2018, o dia 29 de junho não sendo um domingo,  estamos celebrando a festa deles no 1º. de julho. Por determinação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e autorização da Santa Sé, a festa de São Pedro e São Paulo deve ser celebrada  no domingo seguinte de 29 de junho. Pedro e Paulo são de fato os pilares da Igreja primitiva, da colegialidade do episcopado da Igreja”.


Desde o início, Pedro é representado nos Evangelhos como o primeiro dos apóstolos.  O nome dele é sempre o primeiro nas listas. Os dados históricos sobre Pedro, cabeça dos apóstolos., encontram-se nos evangelhos e nos Atos dos Apóstolos. Pedro era natural de Betsaida, junto ao lago da Galileia. Era irmão de André que o apresentou a Jesus (cf. Jo 1, 40-43). Seu nome Pedro se lhe impôs o próprio Jesus, que disse: “Tu és Simão, filho de João. Serás chamado Cefas, que quer dizer Pedro” (Jo 1, 42). Casado e pescador de profissão, foi testemunho da Transfiguração do Senhor (Mt 17, 1-13), da ressurreição da filha de Jairo (Mt 19, 18-26), da agonia no Jardim de Getsêmini  (cf. Mt 26, 30-46). Pedro reconhece Jesus como o Messias, Filho de Deus, enviado do Pai. Por sua vez Cristo o constituiu como “pedra fundamento da Igreja”, quando Ele disse “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja”. Apesar da negação de Pedro, depois da morte de Cristo, Pedro foi o primeiro a receber  a visita de Jesus (cf. Lc. 24). Também recebeu de Cristo  depois da Ressurreição a missão de “apascentar o rebanho de Cristo”. Ele como Paulo, sofreu o martírio durante o reinado de Nero e, a pedido dele, foi crucificado com a cabeça para baixo em sinal de humildade. Morreu por volta de 64 e está sepultado onde temos o Vaticano hoje.


Paulo nasceu em Tarso da Cilícia em Ásia Menor (hoje Turquia), em uma família hebreia. Inicialmente seu nome era Saulo e falava as línguas  grega e aramaica. Recebeu uma excelente educação em Jerusalém. No início de sua vida perseguiu a Igreja, até ele encontrou o Senhor Ressuscitado no caminho de Damasco ouvindo a voz “Paulo, Paulo porque me persegues”? As atividades de Paulo foram transmitidas através dos “Atos dos Apóstolos”. De suas 14 cartas, 7 são consideradas autênticas: Romanos 1, 2 Coríntios, Gálatas, Filipense, 1 Tessalonicenses e Filêmon. Há várias opiniões dos peritos sobre o resto das cartas. Paulo era grande pregador do “querigma apostólico”, proclamando Cristo crucificado e ressuscitado conforme as Escrituras. Há muitos livros escritos sobre Paulo dos mais simples até os mais eruditos. Segundo a Tradição Cristã, Paulo foi decapitado em Roma durante o reino do imperador Nero em meados dos anos 60 na Abadia das Três Fontes. A data 29 de junho (data da Solenidade de Pedro e Paulo) pode refletir uma data tradicional para o seu martírio. A mesma Tradição Cristã mantêm que Paulo foi enterrado com São Pedro na Via Ápia na Basílica de São Paulo, Extramuros em Roma.


Fontes; a) 0 Dicionário dos Santos, P.R.Santidrián & M. del C. Astruga, Editora Santuário, Aparecida, 2004. B) Celebrando a palavra (Festas), F.  Armelini, Editora Mariana, 2001, São Paulo. c) A Liturgia da Palavra Comentada, J.C.R. Garcia Paredes, Editora Ave Maria, 2011, São Paulo. d) O Santo do Dia, S. Conti, Editora Vozes, 4ª.ed. Petrópolis, 1990.


Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista