A Pascom e a comunicação com as pessoas idosas

Vamos criar laços de fraternidade e de compromisso com todos e todos com Cristo.

Se, por um lado, os jovens expressam a esperança no futuro, do outro, os idosos trazem a memória e a sabedoria da experiência, que nos encorajam na caminhada do dia a dia, com ensinamentos valiosos para a vida.

Cartaz da CF 2003 – Fonte: CNBB

Nesse contexto, a Igreja Católica traz um olhar especial para com as pessoas idosas. Em 2003, por exemplo, o assunto foi destaque da Campanha da Fraternidade, com o lema Vida, Dignidade e Esperança e com o tema Fraternidade e Pessoas Idosas, convidando os fiéis a meditarem sobre essa temática importante e necessária.

Outra ação é o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que foi instituído pelo Papa Francisco em 2020. O momento é celebrado no último domingo de julho, que é próximo ao dia dedicado aos avós de Jesus, Santa Ana e São Joaquim. Em 2023 é a 3ª edição e tem como tema “A sua misericórdia se estende de geração em geração”.

A Pascom e a comunicação com as pessoas idosas

Assim como disse Santo Agostinho: “Não tenhais o coração nos ouvidos, mas os ouvidos no coração”, como pasconeiros e pasconeiras, somos chamados também a ter esse olhar acolhedor e escutar com o ouvido do coração, ajudando as pastorais que trabalham com as pessoas idosas, a criar meios de comunicação que acolham a todos.

Uma pastoral que a Pascom pode ajudar na comunicação nesse segmento é a Pastoral Familiar, no qual sugeriu algumas ações em virtude do Dia Mundial dos Avós e Idosos, sendo:

  • Fazer uma serenata em casas de repouso;
  • Dedicar um tempo para deixar a tecnologia de lado e conversar mais com o vovô e a vovó;
  • Conversar com seus avós para conhecer as orações que eles fazem;
  • Perguntar se seus avós têm um lugar especial de oração;
  • Ir junto com os avós/idosos para participar da Santa Missa;
  • Abraçar demorado seus avós;
  • Fazer um momento especial de oração por seus avós/idosos;
  • Visitar um idoso (que não sejam seus avós);
  • Ajudar seus avós com as tecnologias;
  • Conhecer a rotina dos seus avós;
  • Preparar o almoço de domingo com avós/idosos.

Nesse contexto, podemos estruturar essas ações, dando voz, forma e movimento, criando artes e textos específicos, ajudando também nas articulações de momentos que possam ser realizados não somente na data específica, mas que tenham um plano durante todo o ano, envolvendo a paróquia e outras pastorais e movimentos como a Pastoral da Pessoa Idosa, Vicentinos, Grupos do Terço, Grupos de Oração, Legião de Maria, entre outros.

Envolver as juventudes

Outra ação importante que a Pascom pode ajudar é apresentar os projetos de comunicação com as pessoas idosas para as pastorais específicas das juventudes e adolescentes, criando a ponte entre “os frutos e a raiz”, dando espaço para que os jovens possam participar das ações e sejam também instrumentos de conscientização na divulgação e execução dos projetos.

Somos a pastoral das pastorais e unir a comunidade, através da comunicação, é o nosso DNA, por isso é muito importante envolver e conscientizar os públicos sobre as pessoas idosas e criar laços de fraternidade e de compromisso com todos e todos com Cristo.

O que quer a Igreja?

O Papa Francisco pede em sua mensagem voltada para o Dia Mundial do Idoso: “Que ninguém viva este dia na solidão. Ter alguém para cuidar pode mudar a orientação dos dias de quem já não espera nada de bom do futuro, e de um primeiro encontro pode nascer uma nova amizade”.

Nos evangelhos, Jesus convoca seus discípulos a serem continuadores de sua obra, e assim, todos nós comunicadores, crianças, jovens, adultos, homens e mulheres, pastorais e movimentos, paróquias e comunidades, somos chamados a ser anunciadores da Palavra de Deus para as pessoas idosas e cultivar a cultura do encontro entre “a raiz e os frutos”, o hoje e o amanhã.

Juliana Fontanari é Jornalista e agente da Pascom Brasil do GT Produção