Solenidade na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará marca os 80 anos do martírio de Menina Benigna

Os 80 anos do martírio da Menina Benigna foram lembrados, nesta quinta-feira (09/06), em sessão solene no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Benigna foi brutalmente assassinada em outubro de 1941, ao resistir a uma tentativa de estupro. Ela será a primeira beata da Diocese de Crato e do estado do Ceará, além da quarta mártir brasileira a ser reconhecida oficialmente pelo Vaticano.

O deputado Fernando Santana (PT), proponente da solenidade, informou que a oficialização da beatificação de Benigna acontecerá em 24 de outubro. “É um marco para o Ceará e Nordeste, não só pela questão religiosa – o que já justificaria –, mas pela questão econômica e do turismo religioso, que temos tão forte na região do Cariri”, ressaltou. O parlamentar acrescentou ainda que o turismo religioso em Santana do Cariri também será impulsionado com a construção do Santuário da Menina Benigna, anunciada em março deste ano.

O parlamentar ressaltou ainda a importância da historia de Benigna chegar às salas de aula e à população como um todo “para ser mais uma fala de clamor para que a gente possa dar um basta à agressão contra a mulher e, sobretudo, ao feminicídio”

Para o deputado Marcos Sobreira (PDT), Maria Benigna é exemplo de resiliência e luta, sobretudo contra o feminicídio. Ele também destacou a importância da construção do Santuário da Menina Benigna e afirmou que o monumento se somará a tantos outros – como a estátua de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte – que fazem parte da rota do turismo religioso na região do Cariri, fomentando a economia e gerando emprego para a população.

O deputado Carlos Matos (União) assinalou que o testemunho de Maria Benigna “vale mais do que mil palavras” e pontuou que mesmo dos grandes erros é possível extrair grandes lições, observando que a história de Benigna traz inspiração para que os jovens “resistam aos contravalores”. “O Ceará será outro depois de Menina Benigna, reconhecida em santidade e pelo seu ato heróico em resistir”, frisou.

Segundo a secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Leite, a solidão e o sofrimento de Benigna ao enfrentar o agressor apontam para a necessidade da rede de apoio que as mulheres passaram a buscar umas nas outras. “Estamos vivenciando o nascimento de uma santa pela narrativa das mulheres. Feita santa, Benigna será símbolo de defesa da dignidade de todas as mulheres”, acentuou.

Prefeito de Santana do Cariri, Samuel Cidade afirmou que a beatificação de Menina Benigna é motivo de orgulho para os cearenses. “A vida de Menina Benigna foi de sofrimento, muita dor, mas acima de tudo, foi de superação. Meu muito obrigado ao povo santanense e, mais uma vez, viva Menina Benigna”, enalteceu.

Conforme Dom Magnus Henrique Lopes, bispo da Diocese do Crato, “o sangue de Benigna derramado fez com que a terra se tornasse sagrada e a realidade pudesse ser alvissareira no caminho da santidade”, apontando que a santidade de Benigna está nas suas virtudes, sobretudo a da castidade. Dom Magnus pontuou ainda que a história de Benigna traz uma reflexão acerca de toda a violência existente no mundo contra as mulheres.

Entre os 32 homenageados no evento estão a governadora Izolda Cela; o ex-governador Camilo Santana; a secretária da SPS, Onélia Santana; Dom Magnus Lopes, bispo da Diocese do Crato; e os deputados Nizo Costa (PT) e Fernando Santana.

Também participaram da solenidade a desembargadora Maria Nailde Pinheiro, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), e o Dom Francisco Edimilson Neves Ferreira, bispo da Diocese de Tianguá.

BD/CG

Foto: Marcos Moura

Fonte: https://www.al.ce.gov.br/index.php/ultimas-noticias/item/101815-09062022solenidademeninabenigna