Um ano de vida eterna: Missa em memória de Dom Newton é celebrada na Catedral de Crato



 



“Combater o bom combate” foi o lema da vida episcopal de Dom Newton Holanda Gurgel, quarto bispo diocesano de Crato, falecido há um ano.


Em sua memória, foi celebrada Santa Missa na Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, na tarde desta sexta-feira, dia 6 de abril, presidida pelo vigário-geral da Diocese e Cura da Catedral, Padre José Vicente Pinto, com participação de vários fiéis, entre familiares e amigos.


Na homilia, Padre José Vicente recordou as muitas virtudes de dom Newton, das quais destacou a serenidade. “Hoje nós lembramos a sua páscoa, a sua passagem para a vida eterna. Certamente, ele recebeu a cora da vitória, pelos seus feitos e pela sua dedicação, sobretudo, por ter sido um homem de fé, fé experimentada na concretude da vida, de alguém que se deixou conduzir pela doutrina e pelos ensinamentos da Igreja”, afirmou.


Após a celebração eucarística, todos seguiram em cortejo até a Capela da Ressurreição, na Catedral, para ofertar flores e rezar sob o túmulo de dom Newton.


Mais cedo, outras duas Missas foram realizadas na mesma intenção. A primeira na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, às seis e meia da manhã, e outra uma hora depois, no Palácio Episcopal, presidida por dom Gilberto Pastana.


Dom Newton Holanda Gurgel esteve à frente do pastoreio da diocese de Crato por oito anos e meio. Em seu legado como bispo, ordenou vinte e oito sacerdotes e criou quadro paróquias. Em 02 de maio de 2001, teve aceito o pedido de renúncia. A partir daí, na condição de bispo emérito, recolheu-se em sua residência particular, em Crato, vindo a falecer no dia 6 de abril do ano passado, vítima de insuficiência respiratória e falência múltipla dos órgãos. Ele tinha 93 anos.


Texto: Patrícia Mirelly


Fotos: Mychelle Santos (colaboradora)