Uma grata efeméride: Monsenhor José Honor celebra noventa anos

No decurso da Quaresma, sem perder a sobriedade que este tempo requer, a Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha foi revestida de branco, para celebrar, nas palavras do bispo diocesano, “uma grata efeméride”: noventa anos do Monsenhor José Honor de Brito Filho. Decano do Clero, ele chega a essa data magna exalando jovialidade e disposição no serviço à Igreja e ao povo de Deus. Mesmo aposentado, por causa da idade, ainda contribui, vivamente, com a formação dos novos sacerdotes, no Seminário Propedêutico e São José.

A Santa Missa foi rezada por Dom Gilberto Pastana, concelebrada por padres da circunvizinhança, em ação de graças pela vida, pela vocação e pelo testemunho do Monsenhor Honor. E já na procissão de entrada, segurando a mão de uma criança, ele chegou ao presbitério distribuindo sorrisos e acenos. Na assembleia, seminaristas, religiosas, familiares e amigos retribuíram o gesto. Na Oração Eucarística, Dom Gilberto lhe cedeu à presidência da celebração, para que pudesse oferecê-la, unindo-a aos próprios sentimentos de gratidão a Deus, num hino de louvor à bondade e à ternura do Senhor.

Devotíssimo de São José, Monsenhor Honor é natural de Crato. Ingressou no Seminário aos doze anos e, aos vinte e cinco, foi ordenado sacerdote pelas mãos de Dom Francisco de Assis Pires, segundo bispo diocesano.

Questionado sobre a origem de sua vitalidade, disse que ela emana de Deus, “que a tudo manobra na grandeza do Seu Amor e da Sua fidelidade em nos fazer, nos criar e de passar para nós a responsabilidade de construir uma vida no serviço”. A propósito desse último, considerou: a dedicação ao serviço do outro revela a presença de Deus, por meio da qual se pode sentir a realidade daquilo que é rezado na oração do Pai-nosso e, assim, construir uma fraternidade sempre com a certeza: Deus está.

Essa realidade – prosseguiu – a gente nunca pode esquecer. Deus é uma presença de Pai e de Amor na nossa vida. Se a gente souber construir a paz e o amor na vida dos outros – e na própria vida – aí vai longe.

Vida e ministério

A vida de Monsenhor Honor está inteiramente ligada ao seu ministério sacerdotal. E desde que ingressa no Seminário São José, aos doze anos, uma máxima o acompanha: “Quem não vive para servir, não serve para viver”.

Ordenado sacerdote, desenvolveu uma longa vida de dedicação a Deus e à Igreja. Foi o pároco da Paróquia de São Francisco de Assis (1968), da Paróquia São Vicente Ferrer (1977), da Paróquia São Miguel (1979) e da Catedral de Nossa Senhora da Penha (1989), todas no Crato.

Desempenhou outros ofícios, dentre eles o de professor no Seminário São José, onde permaneceu por mais de quarenta anos. Foi ainda secretário do bispado de Dom Vicente Matos, diretor do jornal “A Ação” e da Empresa Gráfica Limitada, que publicava o periódico, membro do conselho consultivo diocesano e do conselho presbiteral, por mais de vinte anos; assistente dos Treinamentos de Liderança Cristã (TLCs), coordenador do Grupo de Escoteiros BADEN POWEL, diretor da Creche São Miguel e fundador da Sociedade de Apoio à Família Carente (SOAFAMC), em 1984. Juntas, hoje atendem 1167 crianças (diretamente) e 4011 pessoas (indiretamente), com ações educativas e sociais.

<< À esquerda, Mons. Honor fazendo trilha; à direita, celebrando os noventa anos com as crianças da Creche São Miguel. Fotos: Reprodução >>

No ano de 1994 iniciou um trabalho de construção de casas em mutirão, juntamente com a creche São Miguel, com recursos do projeto “Mãos Unidas” e do Fundo Cristão. E auxiliado por homens e mulheres das comunidades, promoveu a construção nos bairros São Miguel, Mutirão, Muriti de baixo e de cima, São Bento e Pinto Madeira, perfazendo um total de 656 casas, das quais se destacam a construção da Vila Santa Rita e do Conjunto Mãos Unidas.

Grata efeméride

Ao dirigir-se ao aniversariante, o bispo diocesano, Dom Gilberto, afirmou que a Igreja de Crato vive uma “grata efeméride”, isto é, um notável acontecimento: “Dois sentimentos presidem, pois, este momento: alegria e ação de graças. Neste dia em que ele chega aos noventa anos de vida, só nos resta agradecer a Deus por tudo o que ele fez para divulgar a Boa Nova de Cristo entre nós. E, ao parabenizarmos por tudo o que ele representa para nossa diocese e para a cidade de Crato, pedimos a Deus, Pai de Misericórdia, que o recompense por tudo que ele fez e continua fazendo. Nossas felicitações por seu trabalho relevante, silencioso e eficaz”.

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação