Veritatis Gaudium


 


 


A Constituição Apostólica “Veritatis Gaudium” (Alegria da Verdade) do Papa Francisco, sobre as Universidade e Faculdades Eclesiásticas, foi publicada no dia 29 de janeiro de 2018. O documento foi apresentado à imprensa em uma entrevista coletiva. Presentes na coletiva com os jornalistas o Prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Giuseppe Versaldi; o Secretário da Congregação, Dom Angelo Vincenzo Zani, e o Presidente do Instituto Universitário Sophia, professor Piero Coda. Até agora as universidades e faculdades eclesiásticas eram regidas pela Constituição Apostólica “Sapiencia Christiana” (Sabedoria Cristã) escrito pelo Papa São João Paulo no dia 15 de abril de 1979.


Diante dos desafios atuais, a Congregação para a Educação Católica propôs ao Papa Francisco um novo quadro normativo. O próprio Papa no proêmio do documento defende essa necessidade de atualização quando escreveu; “Passados quase quarenta anos, fiéis ao espírito e às orientações do Vaticano II e como sua oportuna atualização, torna-se hoje necessário e urgente uma atualização da referida Constituição Apostólica. De fato, permanecendo plenamente válida na sua visão profética e no seu lúcido ditame, precisa ser integrada com as disposições normativas, entretanto emanadas, tendo em conta ao mesmo tempo o desenvolvimento no campo dos estudos acadêmicos que se registrou nas últimas décadas bem como as mudanças no contexto sociocultural a nível global, e ainda quanto foi recomendado a nível internacional na implementação das várias iniciativas a que aderiu a Santa Sé”.


O documento “Veritatis Gauduim” tem algumas novidades. “Além de confirmar as disposições normativas anteriores, o documento prevê novidades de natureza diversa, sendo que algumas dizem respeito aos cursos de estudo e aos relativos títulos, outras à figura dos docentes e de pessoas com cargo de responsabilidade, e outros de aspectos institucionais”. Outra novidade é sobre o ensino à distância. “O documento reconhece que a revolução informática e telemática é perpetrada amplamente nos sistemas acadêmicos abrindo cenários antes impensáveis com oportunidades novas de conhecimento, estudos e pesquisas” segundo Dom Zani.


Resultado de imagem para Veritatis GaudiumO Jornal do Brasil no dia 30 de janeiro de 2018 publicou algumas estatísticas interessantes; Atualmente existem 298 faculdades eclesiásticas, além de 503 instituições afiliadas, o que totaliza 792 institutos de ensino. No ensino  superior, são 160 faculdades de Teologia, 49 de filosofia, 32 de Direito Canônico e 40 de outras disciplinas. Atualmente 64.5 mil estudantes comparecem às aulas nessas instituições, ministradas por 12 mil docentes. Esta nova Constituição Apostólica do Papa Francisco, apresenta uma nova visão para as universidades católicas, perante a globalização e a necessidade de uma Igreja “em saída”.


Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista