Visita Ad Limina: bispos do Ceará e Piauí terão encontro com o Santo Padre

Por: Setor de Comunicação do Regional NE 1 
Durante os dias 08 e 15 de maio, os bispos do Regional Nordeste 1 e 4 da CNBB, estarão na visita Ad Limina Apostolorum, na cidade eterna, Roma. “ O primeiro objetivo da visita é a ida dos Bispos, em peregrinação, aos túmulos dos Apóstolos, as duas colunas da Igreja. Outro ponto alto da visita é o encontro com o Santo Padre, onde o sucessor de Pedro dá algumas indicações a partir dos relatórios enviados previamente sobre a situação de cada Diocese”, explica Padre Rafhael Maciel, clero da Arquidiocese de Fortaleza, em matéria do site arquidiocesano.

A visita será marcada por diversos encontros aos Dicastérios, Congregações, Conselhos Pontifícios e Comissões.

Dom Vasconcelos, bispo de Sobral e Presidente do Regional NE 1, fala da alegria do encontro: “no dia 11, terei a graça de presidir a Santa Missa na Basílica Romana
de Santa Maria Maior, onde rezarei pelo clero, pelos religiosos/as e leigos/as
da Diocese de Sobral. No dia 12, justamente no dia do meu aniversário natalício,
providencialmente, haverá um encontro pessoal e comunitário com o Papa
Francisco, o ponto alto da Visita, para o qual estou me preparando
espiritualmente”, falou o bispo diocesano em Carta Mensagem ao Povo Sobralense.

Importância da visita

Ela está relacionada com a apresentação de um relatório sobre a situação de cada arqui/dioceses. Este material não consiste especificamente em uma prestação de contas, mas uma explanação sobre a situação de cada Igreja particular. Este movimento acontece a cada cinco anos, conforme previsto no Código de Direito Canônico“, conforme site da CNBB Regional NE 4:

Cân 399 – § 1. O Bispo diocesano está obrigado a apresentar de cinco em cinco anos um relatório ao Sumo Pontífice sobre o estado da diocese que lhe está confiada, segundo a forma e o tempo determinados pela Sé Apostólica.

No Brasil, a visita é dividida por regionais, nesta comitiva estarão os bispos dos Regionais  Nordeste 1 e 4, que compõem o Estado do Ceará e Piauí, além dos administradores diocesanos (Quixadá e Iguatu) e também os secretários executivos dos regionais, respectivamente, Pe, Magalhães (Ne 1) e Pe. Ataan Nerson (NE 4).

A última Visita ad Limina do Regional aconteceu em 2009, “com a renúncia do Papa Bento XVI, em 2013, as Visitas de outras Conferências foram adiadas, até que o Papa Francisco pudesse retomá-las, em meio a outros compromissos. Então, acabou havendo um retardo de 10 anos, porque deveria ter acontecido em 2020 e foi novamente adiada por conta da pandemia”, explica Padre Rafhael, ao site da arquidiocese de Fortaleza.

Fontes: Site Arquidiocese de Fortaleza e Site CNBB Regional NE 4

Imagem: Setor de Comunicação Diocese de Itapipoca