Assembleia Regional da Pastoral Vocacional discute implantação do Projeto “Cada Comunidade uma Nova Vocação”

As discussões da Assembleia Regional da Pastoral Vocacional da CNBB NE 1, realizada dias 4, 5 e 6 de outubro no Centro de Expansão Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, em Crato, foram ligadas ao compromisso de suscitar na Igreja do Ceará a cultura vocacional, enfatizando a implantação do Projeto “Cada Comunidade uma Nova Vocação”.

Ao todo setenta e duas lideranças, entre coordenadores da Pastoral Vocacional da arquidiocese e dioceses do Estado e membros do Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada- CMOVIC Regional, participaram do encontro, assessorado pelo padre Valdeci Batzinski, secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB.

O caráter formativo da assembleia teve como base a explanação do Projeto Cada Comunidade uma Nova Vocação. “É um desejo nosso abraçar esse projeto que vai englobar não só a Pastoral Vocacional, mas todos os organismos da Igreja. Queremos, enquanto regional, vocacionalizar a Igreja, sair da ideia de que trabalhar com as vocações é responsabilidade só do Serviço de Animação Vocacional, ou do padre e da freira. Este compromisso é da família, da catequese, da juventude, é de todos. Todos são chamados a, primeiro, rezar pelas vocações e, depois, ajudar as vocações. A partir disso, vão surgir novas vocações para a Igreja, não só para o ministério ordenado, mas também para ser um bom pai de família, uma boa mãe, um bom catequista porque este Projeto é isso, não apenas a vocação sacerdotal e religiosa, mas a vocação como um todo”, explicou o padre Cícero Luciano Lima, coordenador Regional da Pastoral Vocacional.

A partir do que foi rezado e discutido, os promotores vocacionais devem retornar às suas realidades com o compromisso de mobilizar, em cada diocese, as pastorais e os movimentos para abraçarem o Projeto, dando os passos iniciais em sua execução para que em agosto de 2020, na abertura do Mês Vocacional, seja feita a abertura oficial do Projeto no Regional NE 1.

O vice- presidente da CNBB NE 1 e membro da CMOVIC Nacional, dom André Vital, demostrou esperança diante do que foi discutido. “A assembleia é o momento mais propicio para o encontro de todas as dioceses e, sendo uma assembleia formativa, temos essa vantagem de refletir um tema que vai ajudar no trabalho das dioceses e comunidades. Estamos esperançosos que este Projeto será um grande incentivo para caminhada vocacional em nosso regional”, afirmou.

Entenda o projeto:

 

Programação da Assembleia

Durante os três dias de encontro os promotores vocacionais avaliaram, planejaram ações, participaram de formações, convivência fraterna e oração. A noite cultural, por exemplo, contou com a colaboração e partilha de cada diocese.

Já aderindo ao Projeto em discussão, que suscita as atitudes de falar bem, rezar e convidar, eles rezaram o terço vocacional, participando também da eucaristia, inclusive, a que abriu a programação deste domingo, dia 06 de outubro, foi presidida por dom Gilberto Pastana.

Na homilia, o bispo de Crato enfatizou o sentido da vida de fé daqueles que optam em ser discípulos e missionários de Jesus. “Fé é, sobretudo, testemunho. Esse testemunho inquieta porque é o testemunho de outra vida que não é tão facilmente vivida. Essa vida que nós vivemos é uma vida de competição, de desigualdade, de maldade, de mentira, de destruição até mesmo entre nós. Me impressiona como, as vezes, o poder faz com que as pessoas vão dando rasteira nos outros, criando inimizades, vendo na Igreja a hierarquia como poder, os ministérios como títulos. O mundo mundano, o Papa Francisco tem falado muito disso, acaba penetrando também entre nós. Devemos ser testemunhas do Senhor não como privilégio, separação, grandeza, mas como entrega, doação, serviço, perdendo essa vida por causa do Senhor”, disse.

O bispo também desejou que todos possam compreender e viver a dimensão comunitária da fé. “Que a Palavra deste domingo fortifique a fé de Deus que já está em nós. Todos nós já recebemos e devemos vivenciá-la na comunidade, no dia-a-dia, fazendo com que as pessoas se apaixonem por Jesus, criando cada vez mais discípulos do Senhor, fazendo com que essa Palavra chegue a todos os cantos”, falou.

Os bispos, padres, religiosos e leigos também rezaram pela realização do Sínodo da Amazônia, aberto hoje em Roma, e pelas eleições dos Conselhos Tutelares que acontece durante este domingo em todo Brasil.

Por: Jornalista Patrícia Silva- DRT 3815/CE