Assessor explica como, durante pandemia, Comissão tem exercido seus trabalhos pastorais

O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Tiago Sibula da Silva, explicou em vídeo como mesmo durante a pandemia, a Comissão tem continuado a exercer seus trabalhos pastorais, adaptando-se às orientações das autoridades sanitárias e também da própria Conferência.

O primeiro ponto destacado por padre Tiago foi sobre a atuação da Pastoral da Comunicação, a Pascom Brasil. Ele afirma que a Pascom, tendo como base o cenário atual, optou por cancelar o 7º Encontro Nacional que aconteceria neste ano em Belo Horizonte, Minas Gerais, nos dias 17 a 19 de julho. “Este encontro foi adiado possivelmente para julho do próximo ano, juntamente com o Mutirão da Comunicação, conhecido como Muticom”, disse.

Padre Tiago salientou algumas iniciativas que a Pascom vem oferecendo para ajudar os agentes da Pastoral da Comunicação. “Nós tivemos uma iniciativa chamada “Comunicar a Esperança”, foi uma live na página do instagram da Pascom Brasil em parceria com os Jovens Conectados”, comenta. “Nós também tivemos momentos de oração com lives. Eles aconteceram com os membros da coordenação nacional, formada pelos 18 regionais que compõem a CNBB”, disse.

O assessor da Comissão comentou que, mesmo antes dessa situação de pandemia, a Pascom já tinha um projeto chamado “Dicas do Estagiário”: “São postagens no portal da Pascom e também nas redes sociais para formação dos agentes que possuem questionamentos sobre o serviço de evangelização prestado pela Pascom nas dioceses, paróquias e também nas comunidades”.

Além disso, no vídeo, padre Tiago disse que a Pascom também tem oferecido produções de textos formativos, dicas para comunicação. Outra iniciativa foi o levantamento de horários de transmissão de missas nas emissoras de inspiração católica, para que os católicos impossibilitados de acompanhar a celebração da missa, pudessem em seus lares encontrar os horários com mais facilidade e participar.

O canal de atendimento de dúvidas da Pascom, local onde os agentes de todo o país enviam e-mail ou mensagem diretas no instagram ou no facebook com suas perguntas, foi também destacado por ele. Da mesma forma, a Semana de lives, promovida de 30 de março a 04 de abril, na página oficial do instagram da Pascom: “Uma formação online para os agentes da Pascom, desde as questões mais amplas da comunicação até as questões técnicas prestadas à Igreja e à ação evangelizadora”, disse.

Articulação com Rádios e Televisões Católicas

Outras iniciativas que estão em andamento, salientadas pelo padre, é a articulação com Rádio e TVs Católicas, em conjunto com a Signis Brasil. “Articulamos a realização do terço semanal em vista de auxiliar nossas comunidades, neste tempo de pandemia”, comentou.

Prêmios de Comunicação

Padre Tiago falou também dos Prêmios de Comunicação da CNBB. Lembrou que as inscrições para a 53ª edição tiveram início em fevereiro e seguem até o dia 10 de maio. “A entrega será realizada em outubro deste ano”, lembrou o padre.

Pastoral de Conjunto

Em parceria com o Setor Campanhas da CNBB e a Assessoria de Comunicação da CNBB, padre Tiago afirma que uma campanha para o Domingo de Ramos está em curso, destacando cinco pontos essenciais.

Confira o vídeo na íntegra: