“Nossa Igreja do Regional não parou, ela continua viva e atuante”, diz dom Vasconcelos ao abrir o CONSER 2020

O Conselho Episcopal Regional 2020 realizou-se de forma virtual, através do google mett, entre os dias 11 e 13 de novembro. A proposta para ser trabalhada neste CONSER, foi o Pilar da Palavra, tendo como pontos de reflexões as Diretrizes do Regional (2019-2023) e a Síntese do Instrumental do Pilar da Palavra, desenvolvido pela assessoria do Regional. A pauta da reunião ainda consta de trabalhos em grupos e encaminhamentos para o triênio (2021-2023).

A abertura da reunião teve a palavra do presidente do Regional, dom Vasconcelos, que proferiu: “nosso CONSER começou com a privativa dos bispos, onde nós exercitamos nossa colegialidade e agora nosso CONSER se prolonga neste aspectos sinodal. É com muita alegria que não obstante, ou apesar dessa pandemia que nos impede do nosso encontro vivencial, do nosso contato pessoal, nós nos encontramos mesmo virtualmente. Esse encontro demostra que nossa Igreja do Regional não parou, ela continua vida, atuante, e hoje nos reunimos para dá procedimento aquilo que iniciamos, ao nosso Plano de Evangelização Regional, nos detendo na reflexão do Pilar da Palavra“, expressou.

ORAÇÃO E MÍSTICA 

“A questão sinodal que dom Vasconcelos falava, esse encontro de estamos juntos como Regional, como Igreja, nossa oração traz isso a construção do Corpo Místico, unidade na fé, essa busca constante.”, refletiu Pe. Ivan Souza, coordenador da Comissão para Liturgia, responsável pelos momentos orante do CONSER.

APRESENTAÇÃO DO PLANO DE EVANGELIZAÇÃO REGIONAL 

A apresentação das Diretrizes do Regional, faz uma abordagem de memória daquilo que foi programado na 22ª Assembleia Regional, realizada em outubro de 2019. Patrícia Amorim e Pe. João Vasconcelos, assessores do Regional, se debruçaram na temática de visualização dessas Diretrizes. “Preparamos uma apresentação trazendo um sumário para que todos tenham conhecimento desse Plano. Uma novidade para esse Documento, achamos importante trazer a dimensão do ‘Planejamento, Monitoramento e Avaliação’ e no final apresentasse as Comissões Episcopais“, nos diz Patrícia Amorim, assessora regional.

DIRETRIZES CNBB NE1

SÍNTESE DO INSTRUMENTAL SOBRE O PILAR DA PALAVRA 

No início do mês de outubro foi encaminhado as dioceses do Regional um questionário sobre o Pilar da Palavra. O mesmo contava com perguntas de múltiplas escolhas e respostas de curta e longa linhas. O questionário foi elaborado pela assessoria de catequese do Regional tendo como foco a Animação Bíblico e a Iniciação à Vida Cristã. “É interessante dizer que todas as dioceses responderam ao levantamento em torno do Pilar do Palavra“, ressaltou Erivan Silva, assessora da Catequese.

Completar, fazer essa leitura para mim ficou algumas alegrias e preocupações. Muitas coisas estão sendo feitas na Iniciação à Vida Cristã. Porém ainda não tivemos muito sucesso nessa união da dimensão bíblica. Fique preocupada com a fragmentação de material. Numa diocese são três, quatro subsídios diferentes que se tem. Como Comissão deveremos refletir juntos com as coordenações diocesanas essa dimensão dos subsídios de apoio para formação dos catequizandos.” refletiu a assessora.

SINTESE DAS DIOCESES

Acompanhe outras notícias do CONSER:

https://www.cnbbne1.org.br/conser-2020/

https://www.cnbbne1.org.br/conser-2020-gts-dao-norte-aos-trabalhos-conclusivos-da-reuniao/

https://www.cnbbne1.org.br/gratidao-e-alegria-se-resume-a-avaliacao-do-conser-2020/

FOTOS: 1º DIA

Por: Setor de Comunicação Regional