Setembro Amarelo: mês de diálogo e conscientização

A Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo.

Desde 2014 o Setembro Amarelo é realizado no Brasil, com a missão da conscientização para a prevenção ao suicídio e a saúde mental, um mês totalmente dedicado as atividades. O psicólogo Edmilson Monteiro, CRP 11-20495, fala sobre o tema:

“O setembro Amarelo sendo uma campanha nacional que dialoga com a população na prevenção do suicídio ocorrendo anualmente durante todo o mês de setembro, na tentativa de explanar

Arquivo pessoal

sobre alguns comportamentos/transtornos como a depressão, ansiedade entre outros que por muitas vezes não sendo percebidos podem caracterizar ideias de finitude.  Sendo de grande relevância ao longo da Campanha Setembro Amarelo, debater, dialogar, promover espaços de ESCUTA sobre os cuidados com a saúde mental , física e social da população em geral, rompendo assim tabus, buscando uma maior valorização da vida”.

SETEMBRO AMARELO 2023: SE PRECISAR, PEÇA AJUDA!

“Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha. Quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. Essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe”, informações do site setembro amarelo.

INICIATIVAS JÀ REALIZADAS

Em 2021  a Pascom Brasil lançou uma série de podcasts a partir do GT de Produção, na ocasião o coordenador da Pascom Brasil, Marcus Tullius, comentava que a ideia era trazer o tema com objetivo de quebrar um pouco do tabu presente na abordagem, especialmente no ambiente eclesial.

“Falar de suicídio ainda é um tabu, infelizmente. Consideramos que por meio desta série de podcasts poderíamos colaborar na conscientização do assunto e comunicar uma mensagem propositiva de que é possível preveni-lo. Quisemos acentuar também a tônica pastoral do assunto, pois muitas vezes não sabemos agir com as pessoas que apresentam transtornos mentais ou comportamentos suicidas. Sabendo que às vezes o pedido de ajuda chega por meio das redes sociais da paróquia ou da diocese, pensamos que seria uma oportunidade de ajudar no acolhimento correto.”

Confira o primeiro episódio da série.

 

Material 2023:

Leia as Diretrizes para a Divulgação e Participação da Campanha Setembro Amarelo® com atenção e participe da campanha.

Fontes de Pesquisa:

https://www.setembroamarelo.com/

https://www.cnbb.org.br/setembro-amarelo-pascom-brasil-lanca-podcasts-sobre-a-prevencao-ao-suicidio-e-valorizacao-da-vida/