Paróquia Santa Clara é criada na Arquidiocese de Fortaleza

Dom José Antonio cria nova Paróquia no Conjunto Metropolitano em Caucaia

 

Fonte: Site Arquidiocese de Fortaleza

Foto: Fachada da futura matriz da Paróquia Santa Clara / Reprodução

O arcebispo metropolitano de Fortaleza dom José Antonio Aparecido Tosi Marques criou a Paróquia Santa Clara de Assis, Conjunto Metropolitano, no município de Caucaia, em dia 9 de agosto de 2023 por meio do Decreto n° 004/2023 e também nomeou o primeiro pároco, padre Francisco Levi de Oliveira Campos.

“Tendo ouvido o Conselho Presbiteral e cumprindo as determinações estabelecidas pelo Cân. 515 § 2do C.D.C., havemos por bem decretar como de fato decretamos que fica criada a Paróquia Santa Clara de Assis, desmembrada da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Nova Metrópole em Caucaia”, afirma o documento de criação.

Na próxima sexta, 1° de setembro, às 19h, haverá a celebração eucarística de ereção canônica e a posse do pároco presidida por dom José Antonio na Igreja paroquial.

A nova Paróquia terá como sede a Igreja Matriz de Santa Clara situada na Rua Francisco Cordeiro, 1820.

Saiba mais:

“A história da nova Paróquia Santa Clara de Assis, iniciou no ano de 1993, com a posse de um terreno próximo ao Conjunto Nova Metrópole, em Caucaia, formando uma comunidade, que hoje está legalizada, chama-se Conjunto Metropolitano (Picuí). Com a presença dos Frades Menores, a comunidade foi se organizando em torno da Palavra e das celebrações eucarísticas.

Com frei Narcízio, OFM e o apoio de algumas mulheres religiosas do local, adquiriram um terreno para a construção da Igreja. Como marco histórico foi entronizado um cruzeiro marcando a abertura da comunidade. As missas eram celebradas em ruas, às quartas-feiras, inicialmente, por frei Marconi Lins de Araújo, OFM e posteriormente por frei Beto Breis, OFM, atual bispo diocesano de Juazeiro (BA), que continuou o trabalho com garra e perseverança.

O religioso animava a comunidade para iniciar a construção da Igreja e dinamismo missionário as pastorais e grupos que surgiam. Um dos momentos marcantes fora a confecção da imagem da padroeira em Canindé que ao chegar realizou-se uma procissão. Em 1998, foi terminada a construção da Igreja dedicada a Santa Clara. A colaboração dos frades e a criação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Nova Metrópole (Caucaia) consolidou essa porção do povo de Deus com um grande potencial pastoral.

Com a vinda de padre José Soares Teixeira, padre Antônio Augusto Menezes do Vale e padre Sidney Mendonça, a comunidade foi se firmando em sua missão resistindo as dificuldades sociais e suas vulnerabilidades, assumindo sua missão evangelizadora na construção do Reino de Deus.

Atualmente, com a vinda do Padre Francisco Levi de Oliveira Campos, nossas comunidades iniciaram uma organização ainda maior no processo de configuração da nova Paróquia. Agora, com três grandes localidades, Conjunto Metropolitano (Santa Clara), Patrícia Gomes (São Miguel) e Lago Verde (Santa Luzia), a Paróquia nasce com três comunidades e 7 setores missionários, com população estimada em 17 mil habitantes”. (Paróquia Santa Clara)

Conheça o pároco:

O chamado de Deus exige passos a cada dia, meus passos iniciaram dia 2 de abril de 1993, numa sexta-feira, quando nasci na cidade de Fortaleza (CE). Sou o quarto filho do casal Samuel Teixeira e Maria Lucia, antes de mim nasceram Rommeul de Oliveira, Luisse Maria e Mariana de Oliveira. Outro passo importante foi o meu batizado que aconteceu na Paróquia de Messejana, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em 31 de outubro de 1993.

No meu caminho tomei consciência do que é ser discípulo missionário, sei que precisava ser alimentado pelo pão descido do céu, daí fiz minha primeira eucaristia no dia 27 de novembro, festa de Nossa Senhora das Graças no ano de 2000. Também, no dia 27 de novembro fui crismado na Igreja de Nossa Senhora do Líbano, em Fortaleza, no ano de 2005.

Já tomando consciência do meu chamado, iniciei minha caminhada vocacional nas Pontifícias Obras Missionárias e na Catequese em minha paróquia de origem, e no dia 1° de fevereiro de 2012 adentrei no Seminário Propedêutico da Arquidiocese de Fortaleza.

Em 2013 iniciei meus estudos de filosofia e 2016 os meus estudos de Teologia, procurando sempre escutar a voz do Bom Pastor que guiava meus passos. Concluído a formação no seminário fiz meu primeiro estágio de síntese vocacional na Paróquia de no Nossa Senhora da Conceição na cidade de Cascavel, Ordenado Diácono na Igreja Matriz de São João Batista, Fortaleza, no dia 8 de dezembro de 2020, Solenidade da Imaculada Conceição, passei a servir também noutra paróquia de Nossa senhora da Conceição, desta vez na cidade de Redenção. No dia 22 de dezembro de 2021 fui Ordenado Sacerdote na Catedral Metropolitana de Fortaleza, e continuo no caminho, seguindo os passos de Jesus, que “tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.” (Jo 13,1), se tornou minha regra de vida, meu proposito e minha missão neste mundo. No dia 23 de dezembro do mesmo ano fui nomeado Vigário Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Nova Metrópole em Caucaia, com a missão de construir a nova Paróquia de Santa Clara de Assis, Conjunto Metropolitano no mesmo município.

Mais informações