XVII Nordestão de Presbíteros tem início em Fortaleza

Fortaleza recebe, desde esta segunda-feira, 18 de agosto, o XVII Nordestão de Presbíteros, um dos principais eventos de formação e integração do clero católico no Nordeste. O encontro, que segue até sexta-feira, dia 22, reúne padres dos cinco regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na região Nordeste.

A abertura foi marcada por uma missa na Igreja de Santa Luzia, no Meireles, presidida por Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap, bispo da Diocese do Crato e presidente do Regional Nordeste 1 da CNBB.

A assessoria do encontro está a cargo de Dom Ricardo Hoepers, Bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB. Com ampla formação teológica e pastoral, ele destacou o sentido do encontro: “Vislumbrando a perspectiva deste ano jubilar, queremos trazer para o coração de cada presbítero presente a alegria de servirmos a Deus, a beleza da vocação e os desafios que o mundo contemporâneo nos interpela”.

Dom Magnus, na homilia da missa inaugural, reforçou o chamado à esperança: “O presbítero é aquele que precisa peregrinar todos os dias para mostrar ao povo de Deus a nossa caminhada para Jesus Cristo. Contudo, esta peregrinação deve ser marcada pela esperança, apesar dos revezes da vida”.

Dom André Vital Félix da Silva, bispo de Limoeiro do Norte e referencial para a CEMOVIC do NE1, partilhou sobre o Nordestão de Presbíteros: ”Esta é uma ocasião oportuna para refletir sobre a nossa missão de peregrinar na esperança e sermos semeadores dela. A esperança cristã não é a expectativa por algo que ainda vai acontecer. Ela tem a fé por fundamento, e somos testemunhas de que o melhor já aconteceu – basta, agora, que a propaguemos para tantos que precisam”.

Padre Edson Bantim, presidente da Comissão Regional de Presbíteros, destacou a importância do encontro: “Este momento é especial porque nos prepara para o Encontro Nacional dos Presbíteros no próximo ano. Acolhemos todos que vieram dos estados do Nordeste e esperamos que, pela fé, seus corações sejam renovados em esperança”.

O evento é organizado pela Comissão Regional de Presbíteros do NE1, que abrange as dioceses cearenses, em parceria com os regionais NE2, NE3, NE4 e NE5. Além do aspecto formativo, o Nordestão fortalece a comunhão entre os padres, incentivando a partilha de experiências e o aprofundamento da vocação sacerdotal.

Por Pe. Vanderlúcio Souza, SECOM Arquidiocese de Fortaleza