01/12 – Dia Mundial da AIDS 2025 HIV: POR ONDE FOR, LEVE INFORMAÇÃO

No Dia Mundial de luta contra a Aids, a Pastoral da Aids se junta às demais organizações, governamentais e não-governamentais para evidenciar a necessidade de continuar atuando na prevenção e no cuidado de pessoas que vivem com HIV. Estamos cada vez mais convencidos de que a oferta de informação é um bom caminho para evitar o HIV, pois ela oferece ferramentas para a proteção contra o vírus e também elementos que ajudam a desfazer estigmas e preconceitos que marginalizam e discriminam as pessoas que vivem com HIV.

Mesmo que tenhamos evoluído no campo da prevenção e do tratamento, a Aids segue uma preocupação. De um lado, percebe-se a diminuição dos recursos dedicados ao seu enfrentamento, colocando em risco a sustentabilidade da resposta ao HIV/Aids. Por outro lado, é preciso insistir que somente venceremos a epidemia quando diminuirmos as desigualdades. Por isso, promover os direitos das pessoas, o acesso à informação, o diagnóstico oportuno e o acompanhamento de quem se descobre com HIV são estratégias importantes.

O progresso conseguido na resposta ao HIV está diretamente ligado aos avanços na proteção dos direitos humanos. Os avanços obtidos com a resposta ao HIV impulsionaram avanços mais amplos na realização do direito à saúde e no fortalecimento dos sistemas de saúde. Por outro lado, as lacunas na efetivação dos direitos humanos para todas as pessoas, prejudicam a saúde pública, pois dificultam o acesso e vinculação das populações mais vulneráveis aos serviços de saúde. Por isso, progredir no controle do HIV supõe garantir os direitos humanos.

Respeitar a Declaração dos Direitos Humanos das Nações Unidas e promover a inclusão de todas as comunidades é essencial para acabar com a aids, garantindo o desenvolvimento sustentável e a segurança humana. É urgente remover leis criminais e outras que infringem os direitos das pessoas, e uma necessidade urgente de promulgar leis e abordagens que defendam os direitos de todas as pessoas. A defesa dos direitos humanos de todas as pessoas é um pilar essencial de uma resposta eficaz ao HIV. Este Dia Mundial da Aids é um chamado à ação para proteger a saúde de todas as pessoas por meio da proteção de seus direitos e pela oferta de informação acessível, completa e universal.

Cada dum de nós pode ajudar a conter a propagação do HIV e reduzir o impacto da aids. Para fazer a diferença, você precisa se envolver: cuide-se e proteja os demais da infecção; aproxime-se de quem vive com HIV, fale com seus familiares e amigos sobre aids. Por onde for, leve informação. Ela salva vidas.