A evangelização das Juventudes pelo TikTok. Como a Pascom pode atuar nessa rede social?

A variedade das redes sociais à disposição da sociedade é imensa, assim como a capacidade em conectar as pessoas sem a preocupação da distância.

Como disse o Papa Francisco, em sua mensagem para o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais em 2016, “a comunicação tem o poder de criar pontes, favorecer o encontro e a inclusão, enriquecendo, assim a sociedade”, e as redes sociais tem o papel fundamental de serem “rodovias digitais” no qual o encontro entre pessoas é o fundamento principal.

Nesse cenário digital, cada persona, isto é, perfil comportamental de indivíduos que representam um grupo com as mesmas características de idade, comportamento, motivações e objetivos, escolhe suas redes sociais preferidas, como no caso das Juventudes com o TikTok.

Lançado na China em 2016, o TikTok possui 92,4% do seu público entre as idades de 13 a 34 anos, de acordo com o ranking realizado a partir dos dados da Data Reportal. No Brasil existem 82,2 milhões de usuários a partir de 18 anos, isso sem contabilizar os perfis criados por adolescentes e crianças, já que a plataforma aceita inscrições a partir dos 13 anos de idade, mas não divulga quantos são.

A presença jovem no TikTok é notável também nos perfis das igrejas que lá estão. Em uma pesquisa rápida no aplicativo, comparando os perfis de uma mesma paróquia no Instagram, a diferença de seguidores chega a 100% de público a mais no TikTok (e público jovem), como no caso da Paróquia de Santa Bertila (confira abaixo o relato) da cidade e da Arquidiocese de Curitiba/PR.

Com a parceria e a atuação forte das juventudes paroquiais, o conteúdo de vídeos (25 apenas) no TikTok (4.410 seguidores com 24.5K de curtidas) atraiu mais seguidores em comparação ao perfil da paróquia no Instagram (2.262 seguidores).

Criar pontes com as Juventudes

Cada comunicação paroquial deve ser pensada e única para cada pastoral, isto é, o que e como comunicamos para as juventudes não deve ser o mesmo conteúdo que chega à pastoral familiar, por exemplo, pois cada persona (pastoral) tem seus apelos, anseios e sonhos.

Assim podemos explorar o que o TikTok tem de potencial para atrair tantos jovens e utilizá-lo à favor da evangelização, criando pontes e “abrindo as portas” das nossas igrejas para os jovens entrarem e atuarem, ainda mais, na construção da tão sonhada “civilização do amor”.

Mas essa evangelização no TikTok deve ser das juventudes para as juventudes, fazendo com que as lideranças jovens das nossas paróquias sejam exemplos e inspirações para outros jovens que estão em busca de um simples convite de “vem e participe”.

Com isso, a nossa missão de pasconeiros e pasconeiras, é ajudar na articulação e no planejamento do conteúdo junto às juventudes, adequando o discurso da comunicação a ser divulgada de acordo com os desejos do grupo de jovens com a mesma, em sintonia com os eventos paroquiais.

Uma Pascom com ajuda e a atuação dos jovens

Lembra da Paróquia de Santa Bertila?
De lá vem um exemplo muito bom de como o TikTok pode ser utilizado a favor da evangelização das Juventudes.

Durante a pandemia do COVID-19, a Pascom da Paróquia de Santa Bertila sentiu a necessidade de estar em contato com as juventudes paroquiais, pois era um grupo muito ativo.

Foi nesse momento que criaram o TikTok da paróquia e também uma frente da Pascom, denominada por eles de Pascom Teens. O sucesso foi imenso! As juventudes adoraram o projeto e tiveram quase 50 jovens atuando nessa frente.

Pascom Santa Bertila – Fonte: Acervo da Equipe

Dividiram o trabalho de criação de conteúdo entre os participantes e fizeram diversas ações como matérias sobre as pastorais, com entrevistas semanais; lives de orações; quiz sobre a história da santa padroeira, sobre o pároco entre outros, como ressaltou a pasconeira Keyla Barreto, coordenadora da Pascom em Santa Bertila na época, em entrevista à Redação da Pascom Brasil, e acrescentou:

Essas foram as ações que encontramos para manter nossa comunidade unida e ativa durante aquele período difícil.

Keyla também falou da importância de ter a presença amiga e incentivadora dos párocos Padre Xiao e Padre Lino Zandona, no qual acreditaram no trabalho da Pascom e apoiaram todos os projetos realizados pelos pasconeiros e pasconeiras da paróquia e também a mão amiga da Comissão de Comunicação Arquidiocesana de Curitiba, na presença do Assessor Eclesiástico, Padre Kleina.

Hoje, a produção de conteúdo continua forte com a Pascom de Santa Bertila e em cada publicação e postagem tem um jovem envolvido e motivado. Motivação essa que levou o grupo a participar de algumas ações da TV Evangelizar de Curitiba.

Pascom de Santa Bertila na TV Evangelizar – Fonte: Acervo da Pascom Santa Bertila

Com todo esse relato, Keyla conclui com emoção:

Sou muito feliz e me orgulho de cada jovem que trabalha e serve (como Pascom) conosco e certamente o TikTok ajudou e muito na evangelização com as Juventudes.

Conhecer e incentivar os carismas à disposição da paróquia

Um ponto primordial, relatado pela Keyla e vivido por muitos pasconeiros e pasconeiras pelo Brasil é que devemos estar atentos aos talentos em nossas paróquias e saber quais são as forças pastorais que temos para utilizar à favor da comunicação paroquial.

É importante ressaltar que a Pascom é uma pastoral única e não há subdivisões como mencionada acima, de Pascom Teens ou outras já conhecidas também como Pascom Mirim, Pascom Teams, entre outras, porém nada desabona a belíssima história apresentada, no qual os coordenadores da Pascom souberam (ouviram com o coração) a necessidade latente da paróquia e encontram a oportunidade de criar um projeto de comunicação (Pascom Teens) com a ajuda das Juventudes no TikTok, no qual os jovens comunicaram-se com os jovens, dentro da Pascom paroquial.

Devemos estar atentos às ferramentas digitais de comunicação, analisar suas funcionalidades e ver se são úteis ou não para a comunicação paroquial pois a nossa missão, como pasconeiros e pasconeiras, é divulgar no digital e no offline, o que as nossas paróquias realizam no presencial, abrindo assim novas oportunidades de tocar corações e acolher mais pessoas ao redor dos altares das nossas igrejas.

Marcelo Godoy é publicitário, com pós-graduação em comunicação em redes sociais, com foco em comunicação católica. Ganhador do Prêmio de Comunicação da CNBB 19/20 com o site Bendita Pascom, criador do cartaz da CF 2012 e membro da Comissão Arquidiocesana da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Campinas/SP.