Jubileu de Ouro do Movimento Cursilho de Cristandade: Há 50 anos evangelizando os ambientes

O Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC) na Diocese de Crato chega, neste domingo, dia 30 de julho, ao patamar de seu 50º aniversário, fiel à urgência de “evangelizar os ambientes” onde as pessoas vivem, trabalham e frequentam. Para isso, nada mais faz do que seguir a lição suprema que o próprio Cristo legou com Seu exemplo: ajudar o próximo a crescer na fé, por meio da conversão e da santidade de vida.

Comemorando o meio século de história e trabalhos, os membros do MCC participaram da Santa Missa, na Igreja-Mãe da Diocese, a Catedral Nossa Senhora da Penha. A Celebração Jubilar foi presidida pelo bispo de Crato, Dom Magnus Henrique, concelebrada pelo Monsenhor Bosco Esmeraldo, que implantou o movimento na diocese, e pelo Padre Rocildo Alves, reitor do Santuário Diocesano Eucarístico.

Na reflexão feita pelo Padre Rocildo Alves, o sacerdote falou da importância do movimento na história de evangelização da Diocese de Crato. “Essa missa não é somente para agradecer, mas revisitar a nossa história nesta diocese centenária de Crato. Há meio século, a nossa diocese descobria esta pérola, instrumento de evangelização de leigos e leigas com uma fé engajada. Na corresponsabilidade na obra de evangelização, quiseram não apenas frequentar a Igreja, mas ser Igreja, renovando a alegria batismal, despertando a formação cristã, e lançar a semente do evangelho no seio das famílias.”

Originário da Espanha, o MCC foi trazido para as terras caririenses através de Monsenhor João Bosco Cartaxo Esmeraldo (reitor emérito do Santuário Eucarístico Diocesano, em Crato), após participar de um encontro em Fortaleza (CE). Com o apoio pastoral do então bispo diocesano, Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, e o acompanhamento espiritual de Monsenhor Feitosa, a semente cresceu e criou forma, sempre em sintonia com as orientações pastorais da Igreja.

Além de Crato, outras comunidades também aderiram a esse método de evangelização, como Dom Quintino (distrito), Assaré, Brejo Santo, Barbalha, Várzea Alegre e Juazeiro do Norte.

Veja mais fotos:

 

Por Assessoria de Comunicação