Centenário de Chiara Lubich é celebrado por Movimento Focalares, em Fortaleza

O dia 22 de janeiro foi muito especial para todos os membros do Movimento Focalares, pois celebravam o dia de nascimento de sua fundadora, Chiara Lubich, nascida em 22 de janeiro de 1920, em Trento (Itália), batizada por Silvia Lubich, era a segunda de quatro filhos. A mãe era católica praticante, o pai socialista; o irmão, Gino, era comunista, partigiano, jornalista do cotidiano ˮL’Unitàˮ. Ainda muito jovem Silvia começa a frequentar a Ação Católica. Em 1938 forma-se professora primária e começa a lecionar em algumas escolas da região e em Trento. Matricula-se na Universidade de Veneza, mas a Segunda Guerra Mundial a impede de continuar os estudos.

Aos 19 anos, participando de um curso da Ação Católica, Silvia visitou o Santuário de Loreto que, segundo a tradição, conserva no seu interior a casa da Sagrada Família. Lá intui a sua vocação: um caminho diferente com relação aos que existiam até então (o matrimônio, a consagração no convento, a consagração a Deus permanecendo na própria casa). Em Loreto delineia-se para Silvia uma “quarta estrada”: pessoas virgens e pessoas casadas, todas doadas totalmente a Deus, que compõem pequenas comunidades em meio ao mundo. Mais tarde, estas comunidades foram chamadas “focolares”. Chamada a promover a Ordem Terceira de São Francisco em Trento, sente-se atraída pela escolha radical que Clara de Assis faz de Deus, e resolve adotar o seu nome. Aos 23 anos sente-se fortemente chamada a doar-se completamente a Deus e, no dia 7 de dezembro de 1943, consagra-se com o voto de castidade.

Celebração em Fortaleza

A Celebração Eucarística de ação de graças pelo dom da vida de Chiara, aconteceu na sede do Movimento Focalares, no Montese. A missa foi presidida por dom Valdemir Vicente, bispo auxiliar da arquidiocese de Fortaleza, e concelebrada por Padre Jean Douglas (Granja Lisboa), Pe. Silvio (Baturité) e Pe. Rafael (Crato), Também esteve participando o seminarista da arquidiocese de Fortaleza, Augusto Brasileiro, várias expressões de movimentos e grupos que compõe o FAMEC (FÓRUM ARQUIDIOCESANO DE MOVIMENTOS ECLESIAIS), além de inúmeros membros dos Focolares.

Dom Valdemr Vicente, Pe. Jean Douglas e Augusto (seminarista da arquidiocese)

Dom Valdemir Vicente refletiu sobre a importância da família a da fidelidade à Deus, que gera frutos. “É preciso acreditar, acolher Jesus em meu coração, mas é preciso que meu coração esteja de acordo com a vontade de Deus. Buscar sempre a harmonia com nosso Senhor Jesus Cristo. Receber de coração com alegria e esperança, para que tenhamos coragem e motivações para testemunhar de todas as formas, através de nossa vida pessoal, de nossa vida comunitária e de nossa família. Quando Jesus está na família, a família vive”.

Fotos da celebração: https://www.facebook.com/pg/cnbbne1/photos/?tab=album&album_id=1036767003356238

Mensagem de Maria Voce

Maria Voce, Presidente do Movimento Focolares

Num mundo em que “continuamente emergem correntes de particularismos e de divisões e surgem novos muros e novas fronteiras” a mensagem de unidade de Chiara Lubich é “de extrema atualidade”. É este o pensamento central de um vídeo-mensagem com o qual Maria Voce, Presidente do Movimento dos Focolares, recorda hoje, 22 de janeiro de 2020, os 100 anos do nascimento da fundadora dos Focolares.

https://www.focolare.org/pt/news/2020/01/22/centenario-de-chiara-lubich-mensagem-de-maria-voce/

Informações: Movimento Focolares

Por: Alex Ferreira – Setor de Comunicação do Regional CNBB – NE 1