CNBB comemora um marco na gestão: “gerar informações diárias para facilitar decisões”

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) comemora a conquista de um marco inédito em sua gestão: conseguir gerar o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) de forma atualizada para dar suporte à direção da entidade na tomada de decisões diárias. Trata-se de um relatório que condensa e sistematiza, diariamente, as informações contábeis e financeiras da entidade.

Segundo ecônomo da entidade, monsenhor Nereudo Freire Henrique, a iniciativa estava prevista no processo de reestruturação pelo qual passa a gestão da CNBB, que está atuando em três eixos: Revisão de processos; Pessoas; e Ferramentas e tecnologias. “Esse é um sonho que vem desde a gestão anterior e agora estamos colhendo os frutos”, disse.

A conquista deste resultado, de acordo com o José Bezerra Luna, consultor de gestão de processos na CNBB, só foi possível graças ao trabalho intenso realizado na sede da organização nos últimos três meses, esforço que envolveu a revisão de softwares e a integração dos sistemas de gestão financeira, contábil e pastoral.

O monsenhor Nereudo destaca o trabalho das equipes dos departamentos Financeiro, Gestão de Pessoas, Contabilidade e de Tecnologia da Informação que se empenharam nesta tarefa. “Estas equipes estão trabalhando como um time, de forma integrada”, disse.

José Luna aponta que o esforço da integração dos processos permitiu gerar, diariamente, informações não apenas corretas mas em tempo hábil e necessário para a tomada de decisões. A iniciativa, segundo ele, coloca a gestão da CNBB sintonizada com a gestão das empresas mais modernas no Brasil.

De acordo com o José Luna, o modelo que está sendo implantando é focado na transparência e, acima de tudo, concentrado em manter a informação em tempo real. “Transparência, eficiência e profissionalização são palavras-chave desse movimento de gestão que estamos fazendo”, disse.

O coordenador do Departamento Financeiro, Adriano Tomaz, explica que o sistema permite realizar um fechamento diário da movimentação financeira, permitindo visualizar o saldo, o que é necessário pagar nos próximos 15 dias e o que tem a receber.

O mesmo processo já foi implementado na Edições CNBB, na sede da entidade e agora se estenderá aos 18 regionais da CNBB. O primeiro deles a receber a capacitação e a integrar a geração atualizada de dados e serviços foi o Regional Sul 1.