CNBB divulga mensagem por atingidos por terremoto na Turquia e Síria

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil divulgou mensagem na manhã desta terça-feira, 14 de fevereiro, na qual expressa a solidariedade aos atingidos pelos terremotos na Turquia e Síria na semana passada. “Há uma semana, acompanhamos consternados a tragédia do terremoto na Turquia e na Síria, que matou milhares de pessoas, deixando tantas outras desabrigadas e desamparadas, estampando a dor e o desespero de quem perdeu um filho, a família, o próprio lar”, diz um trecho da mensagem.

No texto, a presidência pede que neste momento doloroso, a coragem dos que incansavelmente de dedicam ao resgate das vítimas entre os escombros suscite “gestos de generosidade dedicados a quem tudo perdeu, para que a sombra do sofrimento seja dissipada por uma luz: a esperança nascida da solidariedade”.

A CNBB pede orações pelas vítimas do terremoto e que “a humanidade fortaleça vínculos de fraternidade, reconhecendo a fragilidade de cada um e a sacralidade da vida de todos. Rezemos, em unidade, pelas vítimas do terremoto na Síria e na Turquia”, diz um trecho do documento. Confira, abaixo, a íntegra da mensagem e aqui a mensagem em PDF.

Mensagem da Presidência da CNBB

Dor que nos une

Brasília-DF, 14 de fevereiro de 2023

Há uma semana, acompanhamos consternados a tragédia do terremoto na Turquia e na Síria, que matou milhares de pessoas, deixando tantas outras desabrigadas e desamparadas, estampando a dor e o desespero de quem perdeu um filho, a família, o próprio lar.

Neste doloroso momento, inspire-nos a coragem daqueles que incansavelmente se dedicam ao resgate das vítimas, voluntários, bombeiros de diversas partes do mundo, inclusive brasileiros, que dia e noite se revezam no trabalho entre escombros. Essa coragem suscite gestos de generosidade dedicados a quem tudo perdeu, para que a sombra do sofrimento seja dissipada por uma luz: a esperança nascida da solidariedade. A lógica de Deus se revela na compaixão, manifestada nos gestos de misericórdia.

A lógica de Deus, a compaixão, inspire gestos solidários devolvendo esperança ao coração das vítimas. A humanidade fortaleça vínculos de fraternidade, reconhecendo a fragilidade de cada um e a sacralidade da vida de todos. Rezemos, em unidade, pelas vítimas do terremoto na Síria e na Turquia. Sejamos interpelados a promover e a participar dos gestos de solidariedade, remédio na dor que nos une.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB