4º Nordestão de Catequese é lançado em Teresina/PI

Aconteceu, na noite da quinta-feira (23 de fevereiro), no auditório Paulo VI, em Teresina-PI, a cerimônia de lançamento do 4º Nordestão de Catequese. Com o tema “Catequese a serviço da IVC (Iniciação à Vida Cristã) numa Igreja Sinodal” e lema “Lançai vossas redes para a pesca” (Lc 5,4), o evento será promovido pelas Comissões Bíblico-Catequéticas de todos os Regionais do Nordeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e sediado na capital piauiense (Regional Nordeste 4), de 21 a 23 de julho.

O lançamento do 4º Nordestão de Catequese contou com a presença de 6 bispos do Regional Nordeste 4, padres, coordenadores de Catequese, catequistas, leigos e leigos, religiosos e religiosas e seminaristas. Representantes de outros Regionais do Nordeste participaram através de videoconferência. A coordenadora Regional de Catequese do Regional Nordeste 1 (Ceará), Maria Erivan, destacou que o evento pretende dar um novo impulso à Catequese como serviço eclesial e como caminho para o discipulado:

“A nossa missão catequética vem progredindo desde 2013 quando participamos do 1º Nordestão de Catequese. É um momento muito significativo vivenciar essa preparação para o 4º Nordestão. A partir de agora, inicia-se em toda a Igreja do Nordeste uma caminhada visando a participação de todos os catequistas neste evento. Somos convidados a participar alegremente e, assim, renovar a nossa missão catequética e o nosso discipulado”, falou.

De acordo com coordenador para Animação Bíblico-Catequética do Regional Nordeste 4 (Piauí), padre Wagner, este 4º Nordestão de Catequese será um espaço oportuno para convergir experiências adquiridas ao longo dos últimos anos e revelar um novo modo de ser e de caminhar juntos. Para o coordenador, este caminho será a base a partir da qual poderão ser lançadas as redes da evangelização e da conversão:

“Qualificar a missão de catequizar exige de nós passar pela qualificação do ser catequista. Este 4º Nordestão de Catequese é uma oportunidade para obtermos informações diretas sobre os desafios da evangelização e também para buscar metas dentro das particularidades de cada região, visando construir uma Catequese de inspiração catecumenal a serviço da iniciação à vida cristã”, propôs.

Para o bispo referencial da Animação Bíblico-Catequética do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe), Dom Guido Zendron, o 4º Nordestão de Catequese será uma oportunidade para cada cristão assumir o compromisso de testemunhar a vida nova que acontece a partir do batismo, quando somos enviados para a missão de anunciar o Evangelho e o amor de Cristo:

Todos temos consciência de como a IVC é fundamental para podermos experimentar os frutos da nova evangelização, mas também temos a consciência de como é difícil realizar e aplicar esse caminho nas nossas comunidades, paróquias e dioceses. Por isso, este é um grande momento que nos é oferecido para entendermos e vivenciarmos a catequese como uma missão de todos, ou seja, uma comunhão, uma corresponsabilidade de toda a comunidade e não apenas de padres, bispos e catequistas”, ressaltou.

O bispo de Campo Maior-PI e vice-presidente do Regional Nordeste 4, Dom Francisco de Assis, defendeu que uma Catequese sinodal acontece a partir da cultura do encontro, modelo a ser seguido e caminho a ser percorrido por toda a Igreja do terceiro milênio:

“Como eu sempre costumo dizer, todos somos catequistas, mas a Catequese, para alguns é um dom, uma vocação particular, que deve ser exercida visando a inserção de todos os batizados na Igreja. Essa iniciação à Vida Cristã se dá por meio da Catequese. Aliás, a missionariedade da Igreja, tão aclamada e proclamada pelo Papa Francisco, passa por uma Catequese de orientação catecumenal, que seja capaz de despertar e impulsionar todos os fiéis, leigos e ministros ordenados para um verdadeiro espírito eclesial”, destacou.

O bispo referencial para a Animação Bíblico-Catequética no Regional Nordeste 4 e arcebispo eleito para a Arquidiocese de Teresina, Dom Juarez Marques Sousa da Silva, finalizou o momento dos pronunciamentos reiterando que uma catequese de orientação catecumenal a serviço da iniciação à vida cristã requer de todos disposição, criatividade e amor missionário:

“O 4º Nordestão de Catequese é um evento preparado por muitas mãos e muitos corações. A missão da Igreja tem o seu ponto de partida na Catequese, que nos proporciona um encontro com o Cristo a partir da Palavra, encontro esse que nos dá convicção de fé, um novo horizonte de vida. É preciso acolher com disposição, criatividade e amor missionário a Catequese de orientação catecumenal a serviço da IVC. Somente assim, conduzidos pelo Espírito Santos, poderemos voltar a beber da fonte do amor de Cristo e vivenciarmos todos a experiência das primeiras comunidades missionárias”, finalizou.

Ryan Andrade – assessor de comunicação da CNBB NE 4