CNLB – Regional NE 1 se reúne em Fortaleza

Por: Alex Ferreira – Setor de Comunicação Regional NE 1

Durante o dia de sábado (05/10) o Conselho Nacional de Leigos do Brasil – Regional NE 1 estiveram reunidos na sede da CNBB, em Fortaleza. No encontro participaram representantes das (arqui)dioceses: Fortaleza, Crato, Iguatu, Quixadá, Itapipoca e Sobral.  Como ponto de reflexão e encaminhamentos foram pautados os seguintes pontos: 1 – Repasse do Encontro Nacional; 2 – Repasse do 12º Seminário para Bispos Referenciais; 3 – Projeto “Zelo pelo Organismo”; 4 – Formação DSI por blocos e 5 – Apresentação e análise do Estatuto do CNLB NE1.

Kadira Dias fez o repasse do Encontro Nacional, realizado em junho na cidade de Cuiabá-MT e apresentação as motivações do 12º Seminário para Bispos Referenciais das Comunidades Eclesiais de Bases e do Laicato, ocorrido em setembro na cidade de Brasília-DF. Após esse momento houve uma breve partilha em torno do que se foi apresentado.

Estatuto do CNLB NE 1

Elenir Pereira, Francineuda Rodrigues e representantes do CNLB

A coordenadora do CNLB, Francineuda Rodrigues, entregou para cada (arqui)diocese presente, uma cópia do Estatuto, solicitando que se fizesse uma leitura e direciona-se as conclusões para a coordenação. Os trabalhos desenvolvidos em torno da construção do Estatuto do CNLB NE 1, foram: estrutura, aspectos de trabalhos, aspectos financeiros entre outros. Esse momento foi facilitado por Elenir Pereira. Alguns pontos foram debatidos pela plenária, em outros houveram breves partilhas, sobretudo no que tangem as questões financeiras e da própria estrutura do CNLB nas (arqui)dioceses do Regional.

Projeto “Zelo pelo Organismo”

O projeto visa dá uma maior assistência formativa para as (arqui)dioceses do Regional, tendo como dinâmica o fortalecimento dos CNLB, através de formação por blocos de trabalhos. Para essa estrutura formativa a coordenação ficou responsável em se organizar dessa forma:

Bloco 1 (Fortaleza/Quixadá/Limoeiro) – Francineuda e Erivaldo

Bloco 2 (Itapipoca/Sobral/Tianguá) – José Batista e Maciel

Bloco 3  (Crato/Crateús/Iguatu) – Kadira e Iranilda

A formação sobre o DSI deve acontecer até junho de 2020 e as visitas organizadas pelos responsáveis acima citado em conjunto com a diocese visitada.

Legado do Ano do Laicato

Para a coordenadora do CNLB: “o Ano do Laicato teve como resultado uma maior conscientização o ser Leigo na Igreja. Ser leigo consciente de seu batismo e seu trabalho. Sendo assim, esse é o momento de focar na consciência formativa”, afirmou Francineuda Rodrigues.

Acompanhe as fotoshttps://www.facebook.com/pg/cnbbne1/photos/?tab=album&album_id=936591663373773

Fotos: Alex Ferreira