Sínodo para a Amazônia e Mês Missionário Extraordinário.

Durante o mês de outubro de 2019 os católicos estarão acompanhando  dois grandes eventos: O Sínodo Amazônico a realizar-se de 6 a 27 do mês em Roma, e o Mês Missionário Extraordinário para celebrar o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud do Papa Bento XV e a vitalidade missionária expressa pelo Papa Francisco na “Exortação Apostólica Evangelii Gaudium”. Durante o mês de outubro voltamos nossa atenção à realidade da Amazônia “multiétnica, multicultural e multireligiosa”. Hoje, “as cicatrizes por tantas feridas estão se fechando e a ganância colonialista, que já tirou a vida de tantos missionários e missionárias, encontra uma resistência fortalecida. A Igreja tem agora a oportunidade de se diferenciar, de ouvir os povos amazônicos e de apresentar Cristo e seu poder libertador, exercendo com transparência seu papel profético na promoção humana integral” (cf. Cistiane Murray, Vatican News, Colaboradora da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos).

A temática do Mês Missionário Extraordinário: “Batizados e enviados a Igreja de Cristo em missão no mundo” está alinhada à Campanha da Fraternidade de 2020 cujo tema é “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. Através do tema do Mês Missionário Extraordinário o Papa Francisco quer “reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação à missão da Igreja, e colocar a missão “ad gentes” no coração dos fieis”. O conteúdo das reuniões,  encontros, vídeos e publicações sobre o Mês Missionário Extraordinário pode ser inserido dentro da programação ordinária  e habitual das Igrejas locais, das congregações religiosas e outras entidades eclesiais, visando a conversão pastoral missionária. Nas palavras do Papa Francisco: “Será ocasião para despertar e animar as comunidades, aumentando em cada batizado a paixão por Jesus e, simultaneamente, a paixão pelo seu povo”.

Há também  a Novena Missionária durante o mês de outubro. O subsídio da Novena Missionária contém o roteiro de nove encontros, com cantos e orações especiais. A Novena Missionária pode ser feita nas paróquias, em grupos de reflexão, em famílias ou em escolas e outras comunidades. Há também vídeos disponíveis com testemunhos missionários etc. que os grupos mencionados podem usar. No domingo, dia 22 de outubro deste ano de 2019 a Igreja celebra o Dia Mundial das Missões. Encontra-se  no subsídio da Novena Missionária uma mensagem do Papa Francisco: “Que ninguém fique fechado em si mesmo, na auto   referencialidade da sua própria pertença étnica e religiosa. A Páscoa de Jesus rompe os limites estreitos de mundo, religiões e culturas, e nos chama a crescer no respeito pela dignidade do homem e da mulher, rumo a uma conversão cada vez mais plena à Verdade do Senhor Ressuscitado, que dá a verdadeira vida a todos”. A Abertura do Mês Missionário Extraordinário será no dia 01/10/2019, dia de Santa Teresinha, no Santuário Nacional de Aparecida. Haverá uma romaria ao Santuário Nacional no dia 20 de outubro e vigília na Basílica de Aparecida 19/10/2019, estendida a todas as Igrejas particulares e santuários do Brasil.

  Pe. Brendan Coleman Mc Donald

                                                        Redentorista e Assessor da CNBB, RNE1