COMIRE NE 1 realiza encontro de formação missionária

Por: Alex Ferreira – Setor de Comunicação do Regional 

Durante os dias 01, 02 e 03 de julho a Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, mais conhecida como COMIRE, realizou o encontro de formação missionária, na capital cearense, contando com as representações diocesanas (COMIDIs), IAM entre outros grupos missionários. A temática proposta pela coordenação foi: ” discutir, aprofundar e rezar”, aproveitando assim os diferentes espaços e tempo de reunião.

Para Ronaldo Matos, representante da diocese de Itapipoca, “esse momento presencial é beber da fonte novamente, diante de tudo que se está vivendo hoje. Esse encontro é o momento de estudar o ano jubilar, o carro chefe, estudar esse documento e conhecê-lo, porque ainda está sendo pouco falado e devemos conhecer esse documento, despertar para isso. É um momento bacana para estamos estudando e repassando para nossas paróquias esses subsídios”.

Dom Ailton Menegussi fala sobre a importância do encontro, dos momentos de orações, das reflexões e das inquietações missionárias.

 

O Ano Jubilar

O Ano de 2022 tem muitas comemorações no campo missionário e o COMIRE cearense participa dessas celebrações através das dioceses e grupos missionários. Irene Clara da diocese de Crateús, que apresentou essas várias motivações celebrativas, fala sobre a alegria desse jubileu:

“Como o próprio nome diz: é uma alegria muito grande. A missão nasce do coração da Trindade, Jesus veio em missão do Pai e a Igreja recebe essa missão. É uma alegria ver que a missionariedade está viva, que o coração missionário tá ardente, isso nos deixa muito felizes”, relatou a assessora.

O que celebram:
No âmbito nacional, os motivos jubilares são:

  • Conselho Missionário Nacional (COMINA);
  • Campanhas Missionárias;
  • Projetos Igrejas Irmãs;
  • Conselho Missionário Indigenista (CIMI);
  • Documento de Santarém;
  • 60 anos do Centro Cultural Missionário (CCM);
  • 70 anos da criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

No âmbito internacional as celebração são:

  • 400 anos de criação da Congregação para Evangelização dos Povos;
  • 200 anos do nascimento da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), fundada em 1822 pela venerável Paulina Jaricot;
  • 150 anos do nascimento do beato Paolo Manna, PIME, fundador da Pontifícia União Missionária;
  • 100 anos do motu próprio Romanorum Pontificum do Papa Pio XI, com o qual, em 1922, designou as Obras Missionárias como Pontifícias.

LUCERNÁRIO: momento de agradecimento pelos trabalhos desenvolvidos

Ao final da tarde do dia 02/07, os participantes se reuniram na capela do Seminário São José, onde estava acontecendo o encontro, para realizar o Lucernário, organizado pelo COMIDI da diocese de Itapipoca. Para Pe. Luis Erdegildo é um momento de oração onde o Espírito Santo é o condutor, que vai orientando e moldado a forma orante de agradecer.

“É uma oração do Oficio Divino que celebraremos trazendo as luzes e sombras da caminhada missionária. Invocando a luz do Espírito Santo que é próprio Cristo. Celebrar luzes: retomada das atividades, celebrar as diferentes iniciativas na vida do povo, nas comunidades, nas paróquias, dioceses, perceber que somos instrumentos nas mãos de Deus, se não fosse certamente já teríamos perecidos. Celebrar as vocações missionárias na Igreja. Celebrar luzes nas vertentes missionárias de infância, juventude, nos COMIPAS“, nos diz o reverendo.  

Momento do lucernárioImagens do encontro