Comissão realiza encontro com coordenadores e referenciais da Animação Bíblico-Catequética

Teve início nesta quinta-feira, dia 05, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF), a reunião da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com os bispos referenciais e coordenadores da Animação Bíblico-Catequética dos regionais da entidade.

Segundo o assessor nacional da Comissão, padre Jânison de Sá, o encontro ocorre anualmente e é uma oportunidade que os regionais tem de se esforçarem junto às dioceses para colocarem em prática os projetos de evangelização e catequese que são discutidos em âmbito nacional.

Padre Jânison também afirmou que o momento é importante para partilhar experiências. “Eles nos enriquecem com o trabalho realizado, com as experiências vividas em cada realidade, em cada região pastoral e, ao mesmo tempo, refletimos, discutimos, estudamos e tomamos decisões para trabalharmos durante o ano”, contou.

Padre Márcio Martins Rosa, coordenador da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética do regional sul 4 da CNBB

Padre Márcio Martins Rosa, coordenador da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética do regional sul 4 da CNBB

Na programação, os participantes terão contato com temas diversificados, como é o caso do “Ministério do Catequista”, que contará com a colaboração do padre Márcio Martins Rosa, coordenador da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética do regional sul 4 da CNBB. “Participar de uma reunião como essa sempre é um momento muito esperado por todos nós porque é a ocasião de estarmos em comunhão com a Igreja no Brasil que sempre tem nos inspirado muito, sempre tem nos provocado para que a nossa ação evangelizadora, para que a iniciação à vida cristã se efetive nas nossas comunidades paroquiais”, contou.

Para ele, a iniciativa promovida pela Comissão é recebida sempre com muita expectativa. “É um momento de muita expectativa porque a gente ouve as partilhas dos demais regionais e o que à nível nacional está se pensando para a animação nas instâncias formativas, organizações metodológicas que a Igreja no Brasil propõe para nós”, disse.

Padre Márcio disse que o regional Sul 4 recebe sempre o convite para a reunião com muita alegria. “De nossa parte é muita alegria porque nós também podemos partilhar daquilo que nossas dez dioceses do Estado estão fazendo. Nós temos uma motivação, uma força muito grande nesse aspecto catequético. Temos uma caminhada muito rica, efetiva e frutuosa”, garante.

As experiências de fé das novas gerações bem como os desafios, limites e possibilidades também foi um dos assuntos abordados no encontro. Os participantes puderam assistir a um vídeo do jornalista e doutor em ciências da comunicação, Moisés Sbardelotto, sobre bíblia e catequese na cultura digital e a uma palestra com a assessora de Comunicação da CNBB, Manuela Castro, sobre as possibilidades de comunicação no mundo da fé hoje.

“Aqui vamos olhar os desafios que se apresentam na realidade em que vivemos. Como tornar a Palavra de Deus o centro inspirador e, ao mesmo tempo, a grande referência da nossa evangelização. Tudo isso requer novos paradigmas. Se faltar profundidade nessa reflexão é grande o risco de superficialidade em tudo o mais o que se fizer”, afirmou o presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, dom José Antônio Peruzzo.

O encontro que segue até o próximo sábado, dia 07, contará ainda com uma série de outros assuntos, encaminhamentos e avaliações. Os regionais também terão espaço para partilhar suas conquistas e dificuldades. A Maria Erivan Ferreira da Silva, coordenadora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética do regional Nordeste 1 da CNBB, disse que vai compartilhar a dificuldade que o regional tem pela rotatividade de catequistas. “Falta gente para a missão, é uma urgência que temos: a de formar novos catequistas. E também a sustentabilidade da catequese. São preocupações que vem ao longo do tempo e que trazemos aqui para partilhar no encontro”, contou.

A assessora nacional da Comissão, irmã Izabel Patuzzo, disse que o foco era o de justamente os regionais poderem partilhar suas caminhadas. “É realmente estar se encontrando, partilhando as diversas experiências porque cada regional tem a sua particularidade, a sua realidade sociocultural, religiosa e pastoral, então é um momento de encontro, de partilha mas também de formação muito importante”, finalizou.