Por: Alex Ferreira – Setor de Comunicação do Regional
Reunidos na manhã (15/07) na sede da Universidade Federal do Ceará – Bloco Didático Ronaldo Ribeiro , em Fortaleza, o Conselho Pastoral dos Pescadores apresentou a conclusão do processo de Avaliação Externa. A reunião foi transmitida pelo Google Meet para parceiros da caminhada da pastoral.
“Foram dias intensos de escuta e imersão em nossa missão para sistematizar o processo de nossa ação Pastoral ao lado dos pescadores e pescadoras artesanais do Ceará e do Piauí”, descrevia o Convite ao encontro.
O resultado da Avaliação Externa será lançada em breve através de meios impressos e midiáticos.
Entrevista com a Secretária Executiva do CPP – CE/PI, Camila Batista:
1 – Qual a importância da avaliação externa para o desenvolvimento das ações do CPP?
A avaliação externa é um importante instrumento para avaliar o potencial da ação do CPPCE/PI junto aos grupos acompanhados. É um processo intenso de imersão nas ações realizadas e na sistematização de resultados. No decorrer da avaliação é realizado uma escuta atenta a pescadores e pescadoras artesanais, rede de parceiros e a equipe envolvida no desenvolvimento das ações para verificar se o projeto desenvolvido pelo CPPCE/PI tem relevância para as comunidades e organizações acompanhadas. A avaliação aponta até onde conseguimos alcançar os objetivos propostos e os fatores internos e externos que interferem para o alcance dos resultados, mas, também revela nossa capacidade de resiliência diante das adversidades que surgem no contexto onde se desenvolvem os projetos. Nos permite construir estratégias de continuidade da ação a partir da reflexão sobre a nossa prática.
2 – Qual a relevância das parcerias para o CPP?
O CPPCE/PI tem como estratégia fortalecer a rede de parcerias que dialoguem com a perspectiva das comunidades tradicionais pesqueiras respeitando seus modos de vida, trabalho e organização. Diante dos desafios que vão surgindo no decorrer da ação vamos identificando parceiros que coloquem a disposição seus saberes e potencialidades no sentido de mudança da realidade adversa que impacta a vida dos grupos acompanhados. Dessa forma, a ação só se fortalece. Ao realizarmos a análise da conjuntura local, regional, nacional junto aos grupos identificamos as parcerias e as convocamos para se empenharem na mudança das situações de conflitos e negações de direitos á pescadores e pescadoras artesanais. As parcerias são importantes também para a garantia da sustentabilidade de nossas ações em favor das comunidades tradicionais pesqueiras.
Matéria em construção