Coordenadores do Conselho Missionário de Seminaristas se reúnem em Fortaleza



 



Nos dias 19, 20 e 21 deste mês de outubro, os coordenadores representantes do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) nas nove dioceses do Ceará reuniram-se em Fortaleza para uma reunião extraordinária.


Segundo o seminarista Lucas Henrique, da Diocese de Crato, a intensividade desse encontro foi de grande colheita e de muito aprendizado, partilhado pelos representantes do Regional NE1, tendo em foco as experiências missionárias vividas nas casas de formação.


Entre outros assuntos, a pauta da reunião tratou de dar continuidade à organização e ao planejamento do IV FORMISE-CE (Formação Missionária para Seminaristas), que será realizado na cidade de Ubajara, Diocese de Tianguá, nos dias 14, 15 e 16 de dezembro deste ano.


O primeiro dia de encontro teve início com a Santa Missa, presidida pelo reitor do Seminário Arquidiocesano de Filosofia, Padre Marcelândio Teixeira Gomes. No segundo dia, o sacerdote levantou algumas ressalvas a respeito do encontro de formação para seminaristas do “COMISE NE1” realizado em Brasilia. Falou também dos desafios da missão, com a temática: “contemporaneidade”; apresentou as vantagens e desvantagem do mundo tecnológico que se apresenta nos dias atuais, e encerrou sua fala recordando que “a missão se realiza em qualquer momento e em qualquer hora do dia”.


Adiante, o coordenador da equipe executiva, Durval Filho, da Diocese de Quixadá, motivou a uma reflexão a respeito da contribuição pessoal e comunitária na vivência do COMISE em casas de formação. Nas diversas partilhas foram levantadas, ainda, as dificuldades e também as alegrias obtidas no X FORMISE Nacional e Nordeste, realizado na cidade de São Luís (MA), em julho deste ano. Na oportunidade, foi proposto que cada um dos participantes sejam imbuídos de uma animação missionária pautada na acolhida e na fraternidade.


Por fim, cada diocese apresentou suas atividades realizadas nas casas de formações e dioceses. O coordenador propôs, então, a criação de um calendário das atividades, e apresentou a programação do IV FORMISE e suas respectivas funções e atividades a serem realizadas por cada membro do COMISE.


Com informações e fotos: Lucas Henrique – seminarista