Diocese de CRATO concluir visita do Ícone Missionário

por: José Batista – Comunicação CEBs do Ceará

Na solenidade de Domingo de Ramos foi realizada o encerramento da peregrinação do Ícone Missionário do 15º Intereclesial das CEBs na Diocese de Crato. A presidência da celebração foi do Pe. Vileci Basílio Vidal no Distrito de Jamacaru – Missão Velha, Paróquia N. Sra. das Dores. Junto aos fieis, lideranças pastorais, também estiveram presentes a representação da Coordenação das CEBs Diocesana na pessoa de José Batista e José Hidelberto (Carioca) na conclusão deste momento especial de espiritualidade e encontro de irmãos.

O Ícone Missionário chegou na Diocese de Crato e foi acolhido pela Coordenação Diocesana e lideranças das CEBs paroquial no dia 03 de março na Igreja Matriz de São Vicente Ferrer em Lavras da Mangabeira, vindo da Diocese de Iguatu e repassado pela Coordenação Diocesana e liderança das CEBs da Paróquia de São João Batista da cidade de Cedro. O objetivo da visita do Ícone foi anunciar o processo da realização do 15º Intereclesial que acontecerá de 18 a 22 de julho 2023 na Diocese/cidade de Rondonópolis-Guiratinga em Mato Grosso.

Em cada paróquia o Ícone visitou as CEBs e promoveu o sentido sinodal – comunhão, participação e missão. O mesmo tem a caracterização da parte frontal da Sé Catedral de Santa Cruz de Rondonópolis e carrega além das fitas que simboliza os diversos ministérios leigos e leigas na Igreja, contém a inscrição do tema: “IGREJA EM SAÍDA, NA BUSCA DA VIDA PLENA PARA TODOS E TODAS”. Em cada paróquia a média de peregrinação foi de dois a três dias, onda cada qual a seu modo fazia encontros de lideranças das CEBs e ações missionárias.

A visita do Ícone foi articulada na Diocese de Crato para contemplar as cincos regiões forâneas na qual está organizada. Assim no primeiro momento visitou na Forania – 4, as paróquias São Vicente Ferrer na cidade de L. da Mangabeira, Paróquias N. Sra. do Rosário – Dist. de Quiataús e São Sebastião – Dist. de Mamgabeira, ambas no munícipio de Lavras. Sendo o repasse feito para Região Forânea – 5.

Na Forania 5 o Ícone visitou Nova Olinda – Paróquia São Sebastião; Assaré – Paróquia N. Sra. das Dores; em seguida Paróquia Sra. Sant’Ana em Santana do Cariri. O repasse foi feito para Forania – 1, que compreende o munícipio de Crato, visitando as Paróquias N. Sra. Aparecida, São Francisco, N. Sra. da Penha, São Miguel, Sagrada Família, o Monumento de N. Sra. de Fátima e o Seminário São José.

O repasse seguiu para Região Forânia – 2, visitando as Paróquias Menino Jesus, São José do Limoeiro em Juazeiro do Norte e São Vicente de Paulo no cidade de Barbalha. A Região Forânia 3 recebeu o Ícone na Paróquia N. Sra. dos Milagres na cidade de Milagres, Sagrado Coração de Jesus em Brejo Santo e finalizando no Distrito de Jamacaru Paróquia N. Sra. das Dores no município de Missão Velha.

No Ceará a primeira Diocese a receber o Ícone foi Itapipoca na região norte e litoral do estado no mês de outubro de 2022. No mês de novembro a Diocese de Sobral, em dezembro Tianguá. Em janeiro de 2023 Crateús e fevereiro a Diocese de Iguatu. Agora no mês de abril será feito o repasse para a Diocese de Limoeiro do Norte, em maio chegará em Quixadá, seguindo em junho para Arquidiocese de Fortaleza onde até julho acontecerá o encerramento com o momento de envio dos representantes das CEBs do Regional Nordeste 1 – CNBB / Ceará para o 15º Intereclesial, somando uma representação de 40 participantes.

A Diocese de Crato terá quatro representações eleitas para o 15º Intereclesial; da Paróquia Sagrada Família em Crato a Sra. Tereza Siqueira, da Paróquia São Vicente de Paulo em Barbalha: Lucineide Damascena, da Paróquia N. Sra. dos Milagres em Milagres: Audeane Izídio e de São Vicente Ferrer em L. da Mangabeira: Cléudia Fernandes.