Diocese de Tianguá realiza Encontro Diocesano de Liturgia e Comunicação

   Entre os dias 06 a 08 de setembro foi realizado na cidade de Ubajara, pertencente a diocese de Tianguá, o Encontro Diocesano de Liturgia e Comunicação, com o tema: “A comunicação nas celebrações litúrgicas, nas pastorais e na mídia”, assessorado pela irmã Helena Corazza, religiosa da Congregação das Irmãs Paulinas. A participação no evento contou com a presença de cerca 80 pessoas, sendo agentes de pastorais de liturgia, comunicação, ministro da eucaristia, catequistas, padres, diácono e religiosa.

O encontro teve como abertura a composição da mesa com a presença de dom Edimilson Neves, bispo diocesano; Pe. Felipe Ribeiro, da Comissão de Liturgia; Alex Ferreira, Coordenador da Pascom Regional NE 1 e irmã Helena Corazza. Em sua fala dom Edimilson Neves abordou a importância do encontro para a formação dos agentes pastorais na diocese e da relevância da comunicação e de seus meios para a evangelização. Alex Ferreira fez referência ao crescimento da pastoral da comunicação e dos encontros que já foram realizados durante esse ano, tendo como destaque os encontros nas regiões. Pe. Felipe acrescenta que a Comissão de Liturgia vem desenvolvendo ações pontuais formativas na diocese, sendo que este encontro é em nível diocesano, atendendo assim a uma culminância da caminhada litúrgica diocesana.

A palestra de abertura foi embaçada na temática: “A relação entre as pastorais”, onde instrumentalizou-se a dinâmica do “Varal das Pastorais”, onde reunidos por paróquia de origem, os participantes puderam elencar as pastorais presentes na realidade eclesial. As paróquias estiveram participando dessa dinâmica. Destacou-se a importância do conhecer a realidade, a vida paroquial e sua configuração organizacional.

Estudo de grupos

Na manhã do segundo dia foi realizado a temática: “A pessoa que comunica”. Para Ir. Corazza “comunicar é entrar em sintonia, brotando da interioridade. A centralidade da comunicação perpassa primeiramente pelo ser humano”. Seguindo a cronologia proposta, no período da tarde, a plenária foi dividida em 10 grupos. Ao retornar a plenária cada grupo foi convidado a partilhar suas reflexões e aprendizado através da Liturgia da Palavra, realizando assim uma oficina de leitores, salmistas e comentarista. Durante a noite ocorreu a Celebração Eucarística presidida por pe. Felipe Ribeiro, que em sua homilia fala sobre a importância de mudamos de comportamento para com os irmãos, tendo como referência o pedido de Paulo na carta à Filemón (Fm 9b, 10, 12-17) em favor de Onésimo. Durante o último período, irmã Helena, abordou a questão das “transmissões nas celebrações”. Para esse momento foi proposto uma grande partilha de tudo aquilo que as paróquias tem desenvolvida na área abordada.

Ao som do hino da ciranda, irmã Helena cirandeia com os participantes.

O terceiro dia o encontro foi aberto pelo mantra “o sol nasceu é um novo dia, bendito seja Deus, quanta alegria”, ressoada pelo diácono João Lenon, introduzindo assim o momento orante da plenária. O Oficio Divino das Comunidades (Oficio da Manhã do Domingo do Tempo Comum) foi presidido pelo Pe. Carlos Henrique, assessor da Pastoral Diocesano de Comunicação. A temática para essa manhã foi “Preparar a Celebração”, abordando a questão da homilia, discorrido no livro “Homilia: espaço para comunicar esperança”.

O encontro encerrou com a Celebração Eucarística presidida por dom Edimilson Neves.

Por: Alex Ferreira – Setor de Comunicação do Regional NE 1

Fotos: Pascom Catedral de Sant’Ana

1º Dia: https://www.facebook.com/pg/diocese.detiangua/photos/?tab=album&album_id=2537157602972827&ref=page_internal

2º Dia: https://www.facebook.com/pg/diocese.detiangua/photos/?tab=album&album_id=2539542839400970&ref=page_internal

3º Dia: https://www.facebook.com/pg/diocese.detiangua/photos/?tab=album&album_id=2540825922605995&ref=page_internal