Católica de Fortaleza oferece oportunidade de formação para agentes de pastoral através de Cursos de Extensão

Dentro da missão da Faculdade Católica de Fortaleza – FCF de oferecer  formação acadêmica e doutrinal, além  dos futuros ministros ordenados, aos agentes de pastoral leigos e leigas em geral, a instituição oferece, neste semestre,  quatro Cursos de Extensão especialmente voltados para trabalhos amplamente desenvolvidos nas paróquias.

Comunicação, Formação Básica para Ministros Extraordinários da Palavra, Formação Básica para Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão  e Gestão de Economato são os cursos  ofertados. “Além da formação de qualidade com especialistas em cada área, nos preocupamos em manter um preço acessível para que o máximo de agentes de pastoral possam participar”, explica Padre Moésio Pereira, Coordenador do Departamento de , Pós Graduação, Pesquisa e Extensão da FCF.

As inscrições podem ser feitas na sede da FCF, na Rua Tenente Benévolo, 201, Centro. Mais informações: 3453.2150

Site: catolicadefortaleza.edu.br

Mais informações sobre cada curso:

Comunicação: as relações com a Igreja e Sociedade

O curso de extensão pretende oferecer ao participante a oportunidade de envolvimento teórico-prático, como agente social e pastoral em processos de comunicação atualmente conduzidos pelas novas tecnologias.

Público alvo: Agentes pastorais, profissionais da área de comunicação, estudantes, sacerdotes, seminaristas, leigos, religiosos, integrantes de ONGs e público interessado.

Período: De 14 de setembro a 7 de dezembro (aos sábados / aulas presenciais)

Obs: Não haverá aula nos feriados de 12 de outubro e 02 de novembro.

Horários: 8h às 12h / 14h às 17h

Carga horária: 77h/a

Sobre os docentes: Titular: Jocasta Pimentel Araújo. Jornalista, radialista e educomunicadora. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Fanor-Devry Brasil, especialista em Cultura e Meios de Comunicação pela PUC-SP, pós graduada em Teorias da Comunicação e da Imagem, pela Universidade Federal do Ceará – UFC e cursando Ensino de Ciências Humanas no IFCE. Já atuou em rádios dos Sistemas Jangadeiro e Verdes Mares, atualmente é jornalista daFM Dom Bosco, em Fortaleza-CE. Pesquisa sobre a área da Educomunicação.

Convidado: Francisco  Allef Fragoso Bezerra. Publicitário, fotógrafo e analista de marketing. Graduado em comunicação Social com habilidade em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Ceara- UFC.  Já atuou como coordenador de comunicação na Fundação Marcos de Bruin (ONG), situada na comunidade do Lagamar.  Catequista do Grupo JBD Lagamar – Jovens em Busca de Deus. Trabalhou na coordenação de Merchandising do Sistema Verdes Mares. Atualmente, trabalha como Analista de Marketing no Instituto NSF Cursos. Amante da música e Fotografia.

Investimento: 230,00  (Duzentos e Trinta Reais, incluindo taxa de inscrição)

Formação básica para Ministros Extraordinários da Palavra

O objetivo é oferecer ao leigo indicado para exercer esse ministério os fundamentos teológicos, litúrgicos e pastorais de sua ação, bem como orientações práticas a partir dos documentos da Igreja (Santa Sé, CNBB e Arquidiocese de Fortaleza).

Público Alvo: Atuais ministros (reciclagem) e novos

Carga Horária: 20 h/a (Sábado, 8h-12h , quinzenalmente)

Início: 14 de setembro de 2019

Duração do Curso: 4 semanas

Titular: Pe. Emilio Cesar Porto Cabral. Mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Urbaniana (1997), graduado em Teologia pelo Instituto de Ciências Religiosas (2008), já foi professor de teologia na Faculdade Católica de Fortaleza (2009-2014), Instituto Teológico-Pastoral de Fortaleza (2007-2009), Faculdade Católica Rainha do Sertão (2000-2006). Já desempenhou a missão de vigário episcopal da Região Sagrada Família (2000-2004), atualmente dedica-se à paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Messejana.

Convidado: Bruno Moreira Rodrigues. Seminarista da Arquidiocese de Fortaleza, membro da comissão Arquidiocesana de Catequese, facilitador na Escola de Pastoral Catequética – ESPAC, atua na pastoral catequética da paróquia Nossa Senhora da Conceição – Messejana, onde colaborou com a implantação e desenvolvimento do projeto catequético de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração catecumenal. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará e em Filosofia e Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza – FCF.

Investimento: 80,00  (Oitenta Reais, incluindo taxa de inscrição)

Formação básica para Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

O objetivo é oferecer ao leigo indicado para exercer esse ministério os fundamentos teológicos, litúrgicos e pastorais de sua ação, bem como orientações práticas a partir dos documentos da Igreja (Santa, Sé, CNBB e Arquidiocese de Fortaleza).

Público Alvo: Atuais ministros (reciclagem) e novos

Carga Horária: 20 h/a (Sábado, 8h-12h , quinzenalmente)

Início: 14 de setembro de 2019

Duração do Curso: 5 semanas

Docente(s): Pe. Emilio Cesar Porto Cabral

Investimento: 80,00  (Oitenta Reais, incluindo taxa de inscrição)

Gestão de Economato

O Objetivo é apresentar aos participantes conceitos básicos e instrumentais na gestão do economato.

Público Alvo: Ecônomos, profissionais de gestão e contadores das organizações religiosas.

Carga Horária: 48 horas

Duração do Curso: 6 sábados realizando carga horária de 8 horas.

Docente(s): Socorro Cândido. Contadora e mestre em administração e controladoria, atuando no mercado como consultora e assessora contábil de instituições sem fins lucrativos desde 1995, no estado do Ceará e em outras unidades da federação. É professora de instituições de ensino superior e palestrante pelo CRC Ceará – Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará.

Luis Alves. Administrador; bacharel em direito; especialização em Direito do Trabalho; Processo do Trabalho, auditor fiscal do trabalho; multiplicador do e-Social pela Superintendência Regional do Trabalho. É professor de instituições de ensino superior e palestrante.

Investimento: 310,00  (trezentos e Dez Reais,  incluindo taxa de inscrição)