Diretório de Comunicação é apresentado na primeira formação on-line

Começou a Semana de Lives, evento on-line promovido pela Pascom Brasil durante o período de isolamento social por ocasião da pandemia do novo coronavírus. O convidado para a primeira formação foi Moisés Sbardelotto, jornalista e doutor em Comunicação. A abordagem foi sobre o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. A transmissão ao vivo no instagram foi acompanhada por mais de 500 espectadores, agentes da Pascom em todo o Brasil.

Sbardelotto, que foi membro da equipe de redação do documento, destacou em sua fala a importância de se compreender a comunicação como um todo, para que ela seja eficaz na evangelização e a Pascom não seja resumida apenas a tirar fotos, alimentar redes sociais e ações pontuais. Ele chamou atenção para o parágrafo 30 do documento que afirma a importância da dimensão da escuta no processo de comunicação.

Os comunicadores devem aprender a conhecer as necessidades reais das pessoas e ser informados de suas lutas e conquistas; devem saber apresentar todas as formas de comunicação aquela sensibilidade que a dignidade da pessoa exige. Esse é um princípio que funda a alteridade, a capacidade de se pôr no lugar do outro e de estabelecer profunda e íntima comunicação com o próximo. A comunidade e a paróquia são locais por excelência da caridade pastoral e centros de comunicação encarnada, concreta, onde a caridade é, não apenas filantropia, mas vivência radical do Evangelho. (cf. DCIB, n. 30)

Sbardelotto explicitou sobre a comunicação no processo de transmissão da fé – Catequese – e celebração da fé – Liturgia. Durante a explanação, o professor relacionou a reflexão com o momento em que estamos vivendo e a pertinência de se ter uma compreensão bastante ampla da comunicação.

A programação da Semana de Lives segue até o próximo sábado, com transmissões diárias, sempre às 14h. 

Confira abaixo a íntegra da transmissão que foi mediada pelo coordenador geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius.