Encontro Regional da PJMP reúne lideranças de todo o estado

Por: Setor de Comunicação do Regional 

Nos dias 17, 18 e 19 de junho estiveram reunidos no Centro Pastoral Nossa Senhora do
Perpétuo Socorro, em Fortaleza as representações da Pastoral da Juventude do Meio Popular, vindos de 06 dioceses e da arquidiocese de Fortaleza, em total de mais de 90 jovens. A programação do encontro contou no primeiro momento de credenciamento e do momento de oração, seguindo por analise de conjuntura, palestras com temas variados, oficinas, partilhas em grupos, confraternização e Celebração Eucarística. A temática que foi trabalhada foi: “Arte e cultura no meio popular”.

Pensamos esse tema porque é importante para o nosso jovem: trabalhar a arte, porque está se perdendo, principalmente a arte indígena. Porque o jovem não se interessa muito por essas questões. É importante trazer a PJMP novamente, trazendo os jovens, principalmente os periféricos, onde a cultura, a política não vão até eles, e nisso a gente vai trabalhando e fazendo o possível para eles estarem no meio da sociedade, vivendo da melhor maneira possível.“, falou Mariana Xavier, da diocese de Crateús.

Diocese de Itapipoca: reunião de grupo

Na carta encaminhada as dioceses a temática foi apresentada como de grande relevância para a caminhada da pastoral, “a arte sempre esteve presente na história de PJMP, nossa musicalidade encanta gerações que se embalam nesse grande Ilea-ô da vida, na ciranda que faz multidões serem um só em um mesmo passo num mesmo desejo de transformar nossa realidade acreditando virá o novo dia em que vamos celebrar o Reino de Deus que já está aqui se concretizando em cada sorriso de alegria em nosso meio. A cultura enraizada em nossas CEBs nos mostra o rosto diverso de nossos jovens, desde as grandes periferias, em nossos assentamentos, aldeamentos e quilombos. Somos uma Pastoral presente e encarnada nas diversas realidades de nossos jovens”. 

Arquidiocese de Fortaleza e diocese de Quixadá

Ítalo Morais, secretário regional da pastoral avaliou o encontro e refletiu, “o encontro marca na verdade um início das nossas atividades maiores logo após esse período de pandemia da COVID-19. O encontro teve a presença das 07 dioceses onde estamos atuando no regional, com número de 90 jovens participando e vivenciando das experiências. Tivemos jovens das coordenações diocesanas, paroquiais, das bases, jovens iniciantes, padres, freiras. O encontro mostrou a diversidade dos rostos da PJMP. Jovens das comunidades das periferias das cidades grades, jovens das comunidades rurais, dos assentamentos, das aldeias indígenas e quilombolas. O encontro e reencontro serviu para reavivar a mística, a espiritualidade, a essência pastoral, também para reestruturar os processos da caminhada das dioceses. Reacender a chama em outros lugares.“, avaliou o secretário.

40 anos da PJMP no Regional

Neste ano de 2022 a PJMP está celebrando os 40 anos de presença no regional, Mariana Xavier reflete, “a PJMP é abrangente aborda qualquer pauta da sociedade, conseguimos leva aos nossos jovens de forma clara, de uma maneira mais leve, na linguagem deles, nisso vamos conseguindo transformar cidadãos de bem, que pensam num futuro melhor, numa politica melhor, numa arte, numa cultura. A importância da PJMP foi trazer assuntos extremamente difíceis, que não é fácil de se falar, principalmente com jovens, de uma forma leve que eles entendam!”. 

Experiências dos jovens 

Vitor Rodrigues (diocese de Iguatu): “A PJMP em minha vida é teve uma grande ação. Ela ressignificou minha vida. Após dois anos é uma emoção muito grande a gente conhecer novos jovens, já vivemos trabalhando com grupos de bases. Enche o coração com muita alegria, trazendo o nome de nossas paróquias, da diocese e representando nossa juventude. Tivemos um encontro com mais de 150 jovens e já realizamos um pós encontro. Foi uma momento muito marcante, reviver tudo isso é algo de extrema importância. Nesse encontro tivemos diversas histórias de jovens que estão ingressando na PJMP e está aqui nesse encontro regional e novamente trazer a esperança para esses jovens, que possam conquistar seus espaços. A PJMP continua viva, ande o fogo no meio popular. É o meu primeiro encontro regional, primeiro contato”. 

Joelson Matias (diocese de Limoeiro): “A minha experiência com a PJMP começa a partir das base, com minha comunidade, a partir de um grupo de jovens que começa a se organizar, que não tem nenhuma identificação, mas que tem um objetivo ser jovem inserido na sociedade. E ai começa nossas formações com a PJMP. Minha experiência foi de esperança e de uma busca a praticar a minha fé. Fé que se revela em Jesus Ressuscitado, mas também em nossos irmãos, preferencialmente os pobres, os marginalizados, os excluídos”,