Câmara realiza Sessão Solene em homenagem aos 35 anos da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza

A homenagem contou com a presença de autoridades eclesiásticas e representantes das paróquias de Fortaleza
Por: Marcelo Raulino

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta segunda-feira (20/06), em homenagem aos 35 anos de história da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Fortaleza. A solenidade foi proposta pelo vereador Jorge Pinheiro (PSDB), através do requerimento 0773/2022, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Jorge Pinheiro, no ato representando o presidente da Câmara, Antônio Henrique (PDT).

Em sua saudação aos presentes o vereador Jorge Pinheiro destacou que a Câmara se reúne para comemorar 35 anos da Pascom, depois de dois anos sem realizar a homenagem. “Mas hoje, estamos comemorando as bodas de coral. Queremos aqui, como Câmara de Fortaleza, prestar homenagem à importância dessa pastoral. O que seria de nós, se não fosse a Pascom a nos trazer a palavra de Deus através da Santa Missa pelas mídias sociais na época da pandemia? A pastoral tem a missão de comunicar e se comunicar conosco. Uma das certezas que nós temos, é que precisamos comunicar a paz à cidade de Fortaleza,” pontuou.

“Vocês que fizeram de maneira esplêndida nesses dois anos a comunicação, digo muito obrigado, porque vocês se expuseram para que chegassem aos lares a Santa Missa, a palavra de paz, e o conforto. Mas não são só dois anos de trabalho, sãos 35 anos levando a paz, o conforto a esperança. Pelos 35 anos de comunicação, em nome do povo de Fortaleza, eu digo muito obrigado e quero pedir que continuem prestando esse serviço de levar a paz, a esperança e a palavra de Deus para todos. Há 35 anos, de fato, foi realizada a primeira reunião da Pascom. E hoje esta homenagem é para todos que fazem a Pascom,” frisou.

Em seguida, foi apresentado um vídeo sobre os 35 anos da Pascom da Arquidiocese de Fortaleza. Falaram durante a solenidade, representando as pastorais de comunicação das Paróquias, Carlos Thaynan Lima de Andrade, Coordenador da Pascom da Paróquia São João Paulo II e Ana Patrícia Guabiraba, da Pascom Nossa Senhora da Glória, que falou em nome dos homenageados.

Padre Fernando Antônio Carvalho Costa, Assessor Eclesiástico da Pastoral da Comunicação (Pascom) disse que os que fazem a Pascom receberam um presente e um grande desafio, “nossa comunicação é pautada em eixos, como a formação, a espiritualidade e a produção, a pastoral busca cumprir seu papel de evangelização. Queremos de fato como agentes da pastoral da comunicação, ouvir com o coração. Assim, fazendo esse caminho, a Igreja poderá colaborar com essa cidade. Temos a grande missão de comunicar a esperança, que nada nos tire a nossa esperança. Nós nesse dia de grande júbilo, que possamos recuperar a mistica, a profecia e a capacidade de sonhar. Parabéns aos comunicadores e a essa casa que presta essa homenagem”, disse.

O coordenador da Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza, Padre Fernando Vanderlúcio de Sousa afirmou que a referência aos que atuam na pastoral é Jesus Cristo, o filho de Deus, “nossa comunicação não pode ser diferente da que trouxe Jesus. Nossa querida Pascom, eu não poderia direcionar uma homenagem a esse setor sem citar a Marta Andrade, que compromete sua vida por essa causa. Essa sessão é um reconhecimento a ela também, ao bem que ela escolheu em servir a Arquidiocese. Obrigado por ser esse sinal de amor e respeito a Jesus Cristo. Sabemos os desafios e talvez nunca teremos a estrutura ideal que almejamos, mas não devemos esmorecer, devemos seguir em frente. Somos chamados a ser artesãos da comunicação, onde a comunicação é a palavra de Deus dita e escutada. Sigamos com Jesus que nos traz a verdade e nos liberta da mentira!”, disse.

Homenagens

E logo após foram feitas as homenagens da noite para as seguintes personalidades que receberam certificados: Francisco Cleiton Lima da Costa (Pascom da Região Episcopal Metropolitana São José); José Aristeu Silva Crisóstomo (Pascom da Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora da Assunção); Paulo Henrique Sousa Cavalcante (Pascom da Região Episcopal Metropolitana Bom Jesus dos Aflitos); João Carlos Holanda Silva (Pascom da Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora da Conceição); Isac Amobá (Pascom da Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres); Igor Martins Pinheiro (Pascom da Região Episcopal Metropolitana Sagrada Família).

Francisco Jonas de Lima (Pascom da Região Episcopal Metropolitana São Pedro e São Paulo); Robson Sales Martins (Pascom da Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora da Palma); Francisco Jander Pereira da Silva (Pascom da Região Episcopal Metropolitana São Francisco das Chagas); Antônio Viana de Carvalho, jornalista e um dos membros da EPACs, representado pelo senhor Francisco Tabosa (Maninho); Glaubércio Valentim da Silva Barboza (articulador da Pascom da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição).

Walmir de Sousa Lima, fundador da Pascom da Paróquia Santo Antônio de Pádua, Jardim Iracema; Maria Evanilza Feijó da Silva Lima, coordenadora da Pascom da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Vila Manoel Sátiro; Carlos Thaynan Lima de Andrade, Coordenador da Pascom da Paróquia São João Paulo II, Acaracuzinho; Pedro Cadeira de Araújo (Pascom do Conselho Nacional de Leigos); Moisés Furtado Sobrinho, membro da Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Glória, Cidade dos Funcionários, representado pelo senhor Paulo Ricardo de Oliveira; Wallace de Oliveira Pereira (Pascom da Capela Sagrado Coração de Jesus, Paróquia de Parangaba e comentarista da Missa da TV).

Maria de Lourdes Silva (Comentarista da Missa da TV); Ana Patrícia Oliveira Guabiraba (Jornalista e membro da Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Glória, Cidade dos Funcionários); Rita Célia Faheina, jornalista e ex-membro da Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Montese, representada por Janaína Gomes; José Sílvio Martins de Souza, Coordenador da Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Salette, Bela Vista; Oolibama de Fátima Dias do Espírito Santo, colaboradora da Pascom Arquidiocesana; Delano Tadeu Silva Barroso, membro da Pascom da Renovação Carismática Católica.

Evandro Mesquita, coordenador da Pascom da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Montese, representado pelo senhor André Martins; Padre Fernando Antônio Carvalho Costa, Assessor Eclesiástico da Pastoral da Comunicação (Pascom); Padre Fernando Vanderlúcio de Sousa, coordenador da Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza; Francisco Alex Ferreira do Nascimento, coordenador da Pascom do Regional Nordeste 1 da CNBB; Marta Maria Andrade da Silva, coordenadora arquidiocesana da Pascom, que também recebeu uma placa comemorativa.

História

A coordenadora arquidiocesana da Pascom, Marta Maria Andrade da Silva, fez aos agradecimentos: “Quero ser grata. Sem vocês a Igreja de Fortaleza seria mais pobre, a ação evangelizadora teria uma lacuna, que graças a Deus é preenchida por vocês. O papa Francisco ao falar aos comunicadores, disse que da vida se faz história, assim, desejo fazer nesse momento um breve contexto histórico da pastoral da comunicação. Durante 105 anos da nossa Arquidiocese, os arcebispos tiveram grandes iniciativas, como o jornal o Nordeste, criado Dom Manoel Gomes da Silva em 1922, a fundação Radio Assunção Cearense, por dom Antônio Almeida Lustosa, em 1961, o setor de opinião pública, por Dom José de Medeiros Delgado. Aqui chegamos no dia 26 de março de 1973 quando Dom Aloiso Lorscheider foi empossado arcebispo de Fortaleza e uma das primeiras iniciativas foi criar o setor de comunicação social era responsável pelas mídias”, detalhou.

“A Pastoral da Comunicação pode ser entendida de diversos sentidos, caracterizando-se como pastoral de atuação ilimitada. De modo que podemos entender a comunicação como um conjunto de ações realizadas dentro de uma ação pastoral. A Pascom está alicerçada no anúncio do evangelho, que cada um de nós pode colocar em cada momento ou em cada serviço que prestamos. Na Assembleia Pastoral de 1992 foi decidido fortalecer a comunicação, hoje estamos em mais de 105 paróquias. Quero ser testemunha do trabalho que vocês das pastorais realizam. É o verdadeiro testemunho de amor a Jesus, ao próximo e a Igreja, que cada um de vocês fazem com tanto carinho em suas comunidades”, pontuou.

“Desejo que cada um de vocês possa se fortalecer com a palavra do Evangelho, com os documentos da igreja, para que continuem caminhando frente as dificuldades. E em momentos de dúvidas, pare um pouco e se pergunte, se Jesus estivesse aqui, como ele agiria? Com certeza a resposta seria a melhor. Desejo força, discernimento a cada um. Jesus Cristo está entre nós e caminhando conosco”, concluiu.

Mesa de honra foi formada por: Padre Fernando Antônio Carvalho Costa, Assessor Eclesiástico da Pastoral da Comunicação (Pascom); coordenador da Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza, Padre Fernando Vanderlúcio de Sousa; Marta Maria Andrade da Silva, coordenadora Arquidiocesana da Pascom; Francisco Alex Ferreira do Nascimento, coordenador da Pascom do Regional Nordeste 1 da CNBB

Foto: Érika Fonseca