“Formação simples para live” é vencedor do primeiro prêmio pastoral Kerigma

Por: Pascom Brasil

O vencedor do primeiro Prêmio Kerigma, para iniciativas da Pastoral da Comunicação, foi conhecido na noite de 20 de outubro, durante a cerimônia de premiação da 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB. Formação simples para live, da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, levou a estatueta. O trabalho foi desenvolvido por Lealdo Silva e Flávio Faco, da Pascom da diocese capixaba. Confira como foi o anúncio. 

 

A cerimônia de anúncio dos 15 ganhadores aconteceu de modo remoto, devido aos limites impostos pela pandemia. Presentes no Cineteatro Afipe, em Trindade, apenas os apresentadores, José Eymard e Manuela Castro, a cantora Ziza Fernandes, e os convidados Dom Edilson Nobre, bispo de Oeiras (PI) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Pe. João Paulo Santos, reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e anfitrião do evento, bem como o coordenador dos prêmios, o jornalista Rafael Alberto Alves. Os 45 finalistas participaram virtualmente de um programa de televisão, com produção coordenada pela TV Pai Eterno. Os troféus serão enviados para as dioceses e entregues pelos bispos locais. A cerimônia pode ser conferida em nosso canal do Youtube. 

Lealdo Silva (à direita), um dos autores do Projeto, e membros da Pascom Nossa Senhora Aparecida, em Itaoca

Nossa equipe conversou com os dois vencedores sobre como foi o processo de construção do material vencedor, bem como o sentimento de gratidão ao serem indicados para a premiação. A ideia de criação foi de Lealdo, que é membro da Pascom da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no distrito de Itaoca, município de Cachoeiro de Itapemirim. O desejo era que todos os membros da Pascom conseguissem transmitir pelo menos o básico, usando os equipamentos que tivessem. Segundo Flávio, “esse material foi utilizado em uma formação dentro da paróquia, para que mais pessoas pudessem se familiarizar com a ideia das lives e estarem aptos e à disposição de suas comunidades”.

Para Lealdo, o sentimento que fica é de gratidão.

Nunca foi a nossa intenção ser Premiado, mas apenas ajudar as diversas realidades que temos na Diocese e na Igreja no Brasil, isso quando o material vai circulando nos grupos de aplicativos de conversa.

Redação Pascom Brasil: Como foi pensada a construção do trabalho vencedor?

Lealdo Silva: A pandemia trouxe a incerteza para todos e alguns momentos provou a nossa fé. Fazer uma live não é tão simples, especialmente para a grande maioria. Eu particularmente e alguns amigos, nunca tínhamos feito algo parecido antes. Porém, eu tinha o desejo de levar a Santa Missa aos que não podiam ir à Igreja, sabíamos que a pandemia estava colocando as pessoas cada vez mais isoladas e muitas vezes com a fé testada, precisávamos fazer alguma coisa. Formos em buscas de meios para conseguir levar a mensagem de esperança para os que estavam em casa, buscamos muitos muitos tutoriais, lemos muito, estamos diversos aplicativos, programas, foram meses até conseguir chegar a uma transmissão mais estável com um nível mesmo pequeno de qualidade. A partir dessa minha dificuldade e dos meus amigos, mesmo tendo a facilidade do acesso às novas tecnologias, foi desafiador. Pensava: se eu estou tendo dificuldade, imagina as pessoas que não têm esse acesso diária a internet, computadores! Daí vem a necessidade de fazer uma formação simples, inicialmente era apenas para os agentes de nossa Paroquia Nossa Senhora Aparecida, mas algumas pessoas pediram ajuda e o material e isso foi tomando proporções que nem imaginávamos, acredito que ajudou muitas pessoas de diversas realidades, ficamos felizes muito felizes, não em ajudar.

Flávio Faco, um dos autores do projeto, na mesa de transmissão

Flávio Faco: A Formação Simples para Live, como o próprio nome diz, foi uma iniciativa singela, mas cheia de amor. Com o auge da primeira onda da Covid-19, os eventos de nossa Diocese e de nossas Paróquias foram paralisados (assim como em todo o Brasil e pelo mundo). Foi preciso se adequar. Poucas paróquias possuíam estrutura ou sequer haviam realizado alguma vez uma transmissão online, fosse da santa missa ou de algum encontro ou evento. Nossas transmissões eram simples em sua grande maioria, usando celulares como câmeras, e muitas vezes sem utilizar nenhum programa decodificador. Uma verdadeira live direta na mídia social em questão, fosse Youtube, fosse Facebook. O simples fato de falarmos em tecnologia já deixava muitas pessoas com receio devido a complexidade que alguns aparelhos demonstravam ter. Lealdo já era um parceiro meu, assim como demais membros da Pascom N. Sra. Aparecida. Foi através dele mesmo que tive conhecimento do material. E logo vi que poderíamos fazer dele algo voltado para a realidade diocesana. Foi então que nasceu oficialmente, digamos assim, a Formação Simples para Live em nossa Diocese. O que fiz foi dar visibilidade e ajudar e pequenos ajustes. Os méritos da ideia são todos do meu parceiro Lealdo.

Redação Pascom Brasil: A “Formação simples para a live” deu frutos na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim?

Lealdo Silva: Eu espero que sim, sei que ajudamos alguns Paróquia, pois tivemos respostas positivas, e sempre eu perguntava como andava as transmissões …. e eles agradeciam pelo material. Por fim, eu espero que cada vez mais, as nossas Pascom, sejam reconhecidas pelo seu trabalho e esforços. Além dos sacríficos que fazemos para conseguir, finalizar uma arte, editar um vídeo, fazer uma postagem, anotar comentários em lives, entre outros, tenho certeza que todos os agentes dessa Pastoral fazem com muito amor e com muita dedicação.

Flávio Faco: Diria que esta árvore é aquela que cresceu e frutificou até no quintal do vizinho (rsrsrs). A Formação Simples para Live tomou dimensões que jamais esperaríamos. Recebi mensagens e ligações de pessoas de paróquias e dioceses de vários locais do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Bahia, Minas Gerais. Pessoas que agradeciam pois a formação havia os auxiliado em um momento crítico e outras que gostariam até mesmo de repassá-la à outras pessoas, em uma corrente evangelizadora. Em nossa diocese foi muito bom ver que ela também foi um alento e pôde contribuir com o crescimento das pastorais da comunicação em nossas paróquias. Mas o real mérito são dos agentes paroquiais da Pascom, pelo seu comprometimento, esforço e dedicação, levando Jesus Cristo até a casa de cada fiel.

Redação Pascom Brasil:  Qual foi o sentimento de receber este prêmio?

Flávio Faco: A sensação é incrível. Ser indicado foi mágico. Sair vencedor é surreal! Confesso que quanto mais se aproximava o dia da Cerimônia mais nervoso ficava e cheguei até a pensar que não ganharíamos. Não diminuindo o nosso trabalho, pois sabíamos da relevância dele, mas por vermos a grandiosidade dos demais finalistas e dos profissionais ali. Tantas pessoas importantes, jornalistas gabaritados, profissionais de renome e arquidioceses grandiosas. E no meio de todos eles estávamos nós, uma Diocese do interior do Espírito Santo. Ser agraciado com este prêmio é algo que realmente não tem palavras que defina. Na verdade há uma: gratidão. Gratidão a Deus, aos meus pais, minha companheira, ao nosso Bispo Dom Luiz Fernando Lisboa, ao Lealdo, e a todos que sempre acreditaram no trabalho da comunicação da nossa Diocese de Cachoeiro.

O que é o Prêmio Pastoral Kerigma? 

Aprovada pelo Conselho Permanente da CNBB em 2019, esta categoria visa o reconhecimento e o incentivo de ações desenvolvidas pelas equipes de Pastoral da Comunicação das paróquias e dioceses, tendo como critério a implementação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB (2019-2023). Para este prêmio, foram aceitas todas e quaisquer iniciativas pastorais que destaquem ao menos dois dos seguintes critérios:

– a evangelização no mundo urbano;

– a formação de comunidades eclesiais missionárias;

– a opção preferencial pelos pobres;

– o cuidado da Casa Comum