“Bendita Pascom” recebe prêmio Dom Luciano Mendes para sites e blogs

Mais uma iniciativa ligada diretamente à Pastoral da Comunicação foi reconhecida na 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB. Bendita Pascom foi contemplada na categoria Sites e Blogs do Prêmio Dom Luciano Mendes de Almeida. Na celebração de 50 anos dos Prêmios de Comunicação, em 2017, a CNBB lançou este prêmio para reconhecer o trabalho de convergência midiática realizado no ambiente virtual da internet.

O idealizador do site é o comunicador Marcelo Godoy, que atua na Paróquia de Santa Edwiges, na Arquidiocese de Campinas (SP). Confira como foi o anúncio do vencedor.

 

Durante o anúncio, Marcelo se emocionou pelo reconhecimento do trabalho. Em conversa com a Redação Pascom Brasil, ele afirmou que

“o sentimento é do dever cumprido! É o sentimento de “fiz um trabalho que ajudou as pessoas” e a Igreja aprovou. Receber o prêmio de comunicação é a coroação e a vitória de uma vida inteira dedicada à comunicação católica nas paróquias em que eu participei durante toda a minha vida. Também é saber que eu estou no caminho certo, que a Igreja aprova e quer que eu siga com o ardor missionário.”

Marcelo Godoy em formação paroquial com agentes da Pascom (Foto: Arquivo pessoal)

A inspiração para o trabalho Bendita Pascom veio com a pandemia. Marcelo destaca que sempre desejou ter um espaço dedicado para evangelização. “Sempre quis ter um site, para chamar de meu, que eu pudesse escrever e publicar matérias e artes sobre as minhas experiências como comunicador católico, designer gráfico e publicitário. Como fiquei em homeoffice durante a pandemia, tive o tempo necessário para elaborar, criar conteúdo e publicar”, destaca.

A criação da Bendita Pascom também me ajudou a superar a pandemia e toda a restrição de locomoção, pois ocupava a minha cabeça com ideias, temas e leituras importantes para o site. Foi uma terapia também, nessa época tão difícil de lockdown.

Marcelo Godoy durante a gravação da Cerimônia dos Prêmios de Comunicação (Foto: Arquivo pessoal)

Não é a primeira vez que Godoy tem um trabalho seu reconhecido pela CNBB. Ele contou que que para a Campanha da Fraternidade 2012, que teve como tema “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”. Ele acredita que “agora, com o Prêmio de Comunicação Dom Luciano, quero produzir ainda mais conteúdo relevante de qualidade e que promova o bem-comum e a formação de muitos pasconeiros e pasconeiras. Quero ajudar muito mais a Igreja e, desculpe a falta de modéstia, ser referência para outros comunicadores que também tem o sonho de ver o seu trabalho reconhecido”.

Cerimônia de anúncio dos Vencedores 

A cerimônia de anúncio dos 15 ganhadores aconteceu de modo remoto, devido aos limites impostos pela pandemia e foi transmitida em rede nacional pelas TVs de inspiração católica no dia 20 de outubro. Presentes no Cineteatro Afipe, em Trindade, apenas os apresentadores, José Eymard e Manuela Castro, a cantora Ziza Fernandes, e os convidados Dom Edilson Nobre, bispo de Oeiras (PI) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Pe. João Paulo Santos, reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e anfitrião do evento, bem como o coordenador dos prêmios, o jornalista Rafael Alberto Alves. Os 45 finalistas participaram virtualmente de um programa de televisão, com produção coordenada pela TV Pai Eterno. Os troféus serão enviados para as dioceses e entregues pelos bispos locais. A cerimônia pode ser conferida em nosso canal do Youtube. 

Conheça os ganhadores de todas as categorias dos Prêmios de Comunicação 2020-2021