O mês de outubro na Igreja no Brasil é um tempo dedicado à missão. Realizada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Campanha Missionária 2025 convida todos os fiéis a renovarem seu compromisso com a evangelização e a solidariedade global.
As ações do mês missionário estão alinhadas ao Jubileu da Esperança, com o tema “Missionários da esperança entre os povos”, escolhido pelo Papa Francisco, e o lema “A esperança não decepciona” (Rm 5,5). A Campanha Missionária anima a Igreja no Brasil a ser portadora da esperança de Cristo nas diversas realidades do mundo, em especial as periferias geográficas e existenciais.
“A Campanha Missionária é uma oportunidade singular para a Igreja no Brasil de fortalecer sua vocação evangelizadora. É um convite para que cada um de nós, leigos, religiosos e padres, nos tornemos efetivamente missionários da esperança, levando a Boa Nova de Jesus a todos os cantos do nosso país e do mundo. Este é um momento de união e de renovação de nosso compromisso com a missão, que é a essência da nossa fé”, destaca irmã Regina da Costa Pedro, diretora das POM Brasil.
Durante este período, paróquias, escolas e comunidades católicas são incentivadas a realizar atividades como celebrações, formações e experiências missionárias. A campanha não se limita à conscientização; ela também tem um papel crucial na arrecadação de fundos. As doações, coletadas especialmente no Dia Mundial das Missões, nos dias 18 e 19 de outubro, são destinadas ao Fundo Mundial de Solidariedade, que apoia projetos de evangelização, educação, saúde e desenvolvimento comunitário nas regiões mais necessitadas do mundo.
“A Igreja, por sua natureza, é missionária. Através do Dia Mundial das Missões, temos a oportunidade de apoiar concretamente a presença da Igreja em tantas regiões onde ela é a única presença de esperança, levando assistência e dignidade aos mais vulneráveis”, afirma dom Maurício da Silva Jardim, presidente da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB. “É a solidariedade dos fiéis brasileiros que possibilita a continuidade desses projetos, que são a expressão mais genuína do nosso amor ao próximo.”
Celebração em Aparecida dá início ao Mês Missionário
A abertura oficial do Mês Missionário de 2025 acontecerá nesta quarta-feira, 1º de outubro, às 9h, com uma Missa no Santuário Nacional de Aparecida. A celebração será presidida por Dom Maurício Jardim e contará com a presença da equipe nacional das POM. A transmissão ao vivo será feita pela TV Aparecida, permitindo que fiéis de todo o Brasil possam participar deste momento de oração e envio.
Para ajudar as paróquias e comunidades a viverem intensamente o Mês Missionário, já estão disponíveis materiais de animação da Campanha Missionária. No portal das Pontifícias Obras Missionárias (POM), você encontra roteiros para encontros formativos pensados para diferentes públicos (jovens, famílias, religiosos e idosos), cartazes, vídeos e outros recursos. Esses materiais são essenciais para aprofundar a reflexão sobre o tema e o lema da campanha e para promover ações concretas de solidariedade e conscientização ao longo do mês.
Acesse o site da Campanha Missionária 2025
Com informações das POM