Região Bom Jesus dos Aflitos, na arquidiocese de Fortaleza, realiza II Semana Catequética

Por: Setor de Comunicação do Regional 

A Região Bom Jesus dos Aflitos, da arquidiocese de Fortaleza, realiza entre os dias 14 e 22 de agosto, a II Semana Catequética. “O evento que em muito tem a enriquecer a caminhada evangelizadora de nossos catequistas e agentes de pastoral, bem como marcar uma característica da ação pastoral de nossa Arquidiocese que busca implantar o processo de Iniciação à Vida Cristã, mas também tornar acessível aos fiéis a Sagrada Escritura e fortalecer a formação integrativa nas comunidades eclesiais missionárias“, ressalta Pe. Carlos Jobed Saraiva, asssessor Eclesiástico para a Catequese na Região Episcopal.

A Semana Catequética é realizada no contexto litúrgico do mês de agosto, que é dedicado às vocações. “A II Semana Catequética reserva para todos nós experiências profundas de crescimento na fé a partir de uma introdução à leitura da Bíblia num evento aberto a todo o povo de Deus. Considerando os grandes desafios enfrentados pela ação evangelizadora da Igreja no mundo de hoje, de modo especial pela Catequese nos novos cenários da comunicação do Evangelho, teremos grandes temas sendo abordados na perspectiva da exegese e da animação bíblica por valiosos assessores e pensadores do mundo da Bíblia no Brasil”, enfatiza o assessor eclesiástico em Carta Aberta.

 

 

 

 

 

 

 

Programação Completa:

14/08 às 12h – Celebração de Abertura com Pe. Carlos Jobed, SDS, diretamente da Paróquia Imaculada Conceição e São João XXIII – Jóquei Clube

14/08 às 18h – Formação “A palavra de Deus na Vida e Missão da Igreja” com Dom José Antonio Peruzzo (Arcebispo de Curitiba/PR e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da CNBB)

16/08 às 19h30 – Formação “Palavra de Deus em Palavras Humanas: Revelação, Inspiração e Verdade na Bíblia” com Irmã Maria de Lourdes Corrêa Lima (Professora, PhD em teologia, Autora de livros e artigos, Exegeta e Tradutora da Edição da Bíblia da CNBB)

17/08 às 19h30 – Formação “Unidade Teológica na Sagrada Escritura: Antigo e Novo Testamento” com Irmã Maria de Lourdes Corrêa Lima (Professora, PhD em Teologia, Autora de livros e artigos, Exegeta e Tradutora da Edição da Bíblia da CNBB)

18/08 às 19h30 – Formação “De qual Bíblia estamoa falando?” com Padre Cássio Murilo Dias da Silva (Professor na PUC-RS, Doutor em Teologia, Autor de livros e artigos, Exegeta e Tradutor da Bíblia da CNBB)

19/08 às 19h30 – Formação “A Interpretação da Bíblia na Igreja” com Padre Cássio Murilo Dias da Silva (Professor na PUC-RS, Doutor em Teologia, Autor de livros e artigos, Exegeta e Tradutor da Bíblia da CNBB)

20/08 às 19h30 – Formação “A Sagrada Escritura como fonte primordial para a Catequese” com Irmã Zuleica Aparecida Silvano (Professora da FAJE, Doutora em Teologia, Assessora Bíblica SAB/Paulinas e Tradutora da Edição da Bíblia da Paulinas)

21/08 às 15h – Formação “E o verbo se fez homem e habitou entre nós.” Jo 1,14 com Irmã Zuleica Aparecida Silvano (Professora da FAJE, Doutora em Teologia, Assessora Bíblica SAB/Paulinas e Tradutora da Edição da Bíblia da Paulinas)

21/08 às 16h30 – Formação “E a Palavra habitou entre nós: animação bíblica da vida e da pastoral” com Ir. Izabel Patuzzo (Mestra em Teologia e Assessora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB)

22/08 às 12:00h – Celebração de Encerramento com Pe. Carlos Jobed, SDS, diretamente do Santuário de Nossa Senhora Aparecida – Montese