Irmã Maria Metildes e a Pastoral da Criança no Ceará

A primeira semente da Pastoral da Criança no Estado do Ceará foi lançada em 1984 na
Comunidade do Parque São Vicente – Paróquia Santa Cecília em Fortaleza – primeira
líder comunitária, Dona Ângela Lopes. Apesar desta pequena iniciativa o trabalho não se desenvolveu, talvez pelo medo de assumir o novo, linha bem diferente da Igreja local na época. Mas, somente m 1985, no interior do Estado do Ceará, na comunidade de Ideal que
a Pastoral da Criança foi implantada com todo o seu jeito de ser.

Sua fundadora foi Irmã Maria Metildes, religiosa da “Congregação das Filhas do
Coração Imaculado de Maria”, após ter participado de um treinamento em abril do
ano 1985, em Curitiba – Paraná. Também neste mesmo ano, além da Arquidiocese de Fortaleza, se inicia a Pastoral da Criança nas Dioceses de Crato, Limoeiro do Norte, Sobral e Quixadá.

Como pioneira a Irmã Maria Metildes foi quem acreditou neste projeto pela vida dos pequeninos. e espalhou esta semente. Como Líder tornou-se cumpridora de sua missão no sertão Cearense até julho 1986. Daí então, por solicitação de nosso querido e saudaso  Dom Aloísio Lorschaeirder, arcebispo da Arquidiocese se Fortaleza na época, Irmã Metildes acreditou no sonho de que os pequeninos daquele lugar poderiam com a Nova Proposta crescerem fortes e cheios de sabedoria.

Dom Aloísio solicitou que a mesma pudesse está assumindo as coordenações da arquidiocese de Fortaleza e do Estado para expandir a Pastoral da Criança. Podemos dizer que Dom Aloísio Lorschaeirder fez parte da História de Irmã Maria Metildes na Fundação da Pastoral da Criança no Ceará.

Texto cedido pela Coordenação Regional da Pastoral da Criança