Jean-Marie Montel nomeado consultor do Dicastério para a Comunicação

É francês e ocupa o cargo de vice-diretor geral do Bayard Publishing Group e de presidente da Federação da mídia católica na França, o novo consultor do Dicastério do Vaticano.

Cidade do Vaticano

O Papa Francisco nomeou como consultor do Dicastério para a Comunicação o doutor Jean-Marie Montel, diretor geral adjunto do Grupo Editorial Bayard e presidente da Federação das mídias católicas francesas.

Jean-Marie Montel, formado no Instituto de Estudos Políticos de Grenoble e no Institut Français de Presse, desempenhou inúmeras atividades nos campos eclesial, midiático e de Associações: foi delegado de comunicação dos escoteiros da França entre 1995 e 2001; delegado geral da Associação Civisme et Démocratie de 2001 a 2005; presidente e diretor geral da Malesherbes Publications (grupo La Vie-Le Monde) de 2006 a 2012, diretor geral da Milan Presse de 2012 a 2013, antes de ingressar no grupo Bayard em 2013.

Jean-marie Montel nas Jornadas das Comunicações Sociais em Lourdes

Desde julho de 2017 é diretor geral adjunto deste último grupo editorial e de imprensa, ligado à Congregação dos Assuncionistas que, entre outros, publica o renomado diário “La Croix“.

Jean-Marie Montel também é presidente da “Via Aeterna“, o festival de música do Mont Saint-Michel e de sua baía.

Como presidente da Federação das mídias católicas na França, organiza desde janeiro de 2018, em coordenação com o Dicastério para a Comunicação, as Jornadas Internacionais de São Francisco de Sales, cuja próxima edição será realizada em Lourdes, de 22 a 24 de janeiro de 2020.