Mês Vocacional: “Cristo nos salva e nos envia”

Dom André Vital Félix da Silva, SCJ 

Bispo da Diocese de Limoeiro do Norte

 

Com este tema Cristo nos salva e nos envia”, tirado da Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Christus Vivit (118-123), somos chamados a celebrar este mês vocacional na Igreja do Brasil. A cada ano, nossas dioceses, nas suas várias expressões, têm vivenciado com muito empenho o mês vocacional, sobretudo com a ajuda de nossas equipes e comissões de pastoral vocacional que se articulam em vários níveis, tanto regional quanto diocesano. Conscientes de que a pastoral vocacional não se limita a grupos ou pessoas, é preciso que todos nós, por força e graça da nossa vocação cristã e na pluralidade e riqueza das várias vocações específicas, nos tornemos sempre mais verdadeiros promotores das vocações.

Assim como nos recorda o tema deste ano, o apelo vocacional que nos é dirigido está fundamentado na grande verdade da nossa fé: Cristo nos salva”. Sem dúvida, a nossa vocação humana se dirige para o encontro com Cristo Salvador, e a nossa vocação cristã parte desse encontro com Aquele que por amor, entregou a sua vida (cf. Gl 2,20) para que tenhamos vida e vida em plenitude (cf. Jo 10,10). A salvação é a única razão para nos sentirmos chamados e, assim, entregarmos generosamente a nossa vida, empregando todos os nossos esforços, capacidades, virtudes e até mesmo conscientes das nossas fragilidades, mas desejosos de contribuir para que o Reino de Deus aconteça entre nós e alcance plenitude.

A Salvação realizada pelo Senhor não nos isenta do compromisso de seguirmos palmilhando a estrada da vida, da nossa peregrinação terrestre, mas pelo contrário, nos leva à consciência profunda de que Ele permanentemente “nos envia”. Somos, portanto, enviados para testemunhar essa vida nova que espera de nós uma atitude de quem crer Naquele que nos garante: “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24). A Comissão de Pastoral Vocacional Regional se alegre por ver sendo implantado em todas as dioceses do nosso Regional o projeto vocacional: “Cada comunidade, uma nova vocação”. Sem dúvida, este mês vocacional é o momento oportuno e de graça para que seja dado ainda mais impulso a esse projeto, que tem seu ponto de partida na oração perseverante atendendo ao mandato do Senhor: Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe (Mt 9,38).

Não temos dúvidas de que as vocações são dons gratuitos de Deus, porém, como sementes que, mesmo sendo da melhor qualidade, precisam de terreno bem preparado para poder germinar, crescer e dar muitos frutos, assim também é o trabalho vocacional: cuidado generoso para que Deus suscite as várias vocações. Que este mês vocacional nos favoreça um amor cada vez maior à nossa vocação e um empenho ardoroso no trabalho da messe. Convictos de que Cristo nos salvou, vamos isso testemunhar a fim de outros também façam essa maravilhosa experiência!!!