No seminário propedêutico, benção e vestição marcam mais uma etapa vocacional

Por: Assessoria de Comunicação da Diocese de Crato

Os doze jovens que, há pouco menos de um mês, ingressaram no Seminário Propedêutico, deram mais um passo em sua caminhada rumo ao sacerdócio. Na manhã deste sábado, 4 de fevereiro, receberam a benção de suas túnicas e, pela primeira vez, foram revestidos dos paramentos. O rito aconteceu dentro da Santa Missa presidida pelo pelo bispo diocesano, Dom Magnus Henrique. O reitor do Seminário, Pe Gilberto Júnior, e o prefeito dos Estudos, o Pe. Rodrigo Rêmulo, concelebraram a liturgia que aconteceu na capela interna da casa de formação.

“Estas túnicas, mais do que no corpo, vocês devem vestir no coração. Elas não devem nos diferenciar pela beleza, mas sim nos fazer mais presente no meio do povo, pois nos reveste da missão a que somos chamados. Precisamos, como testemunho de vida, vestir a túnica do nosso coração, pois ela foi lavada pelo sangue do cordeiro”, frisou Dom Magnus, ao falar aos seminaristas.

Após a homilia, o bispo diocesano rezou a oração de bênção e aspergiu as vestimentas. Foi então, ao som da canção vocacional “A barca”, que os seminaristas, um a um, vestiram sua túnica, cingindo-a com o cíngulo  (cordão que faz parte da veste litúrgica, usada em volta, ou acima da cintura ). As vestes na cor branca, na Igreja, são sinal de pureza.

Para o Seminarista Ângelo Luciano, a celebração teve duplo significado. O jovem recebeu a túnica – marco da sua caminha vocacional- no dia em que celebra o seu natalício. “É, sem dúvidas, um momento muito feliz. Quando o Pe. Gilberto nos comunicou a data, durante nossa assembleia, eu fiquei surpreso. É uma felicidade imensa, não só para mim, mas também meus irmãos de casa. Um dia marcante para a nossa caminha.”, contou o aniversariante.

Veja fotos: