Encontro Anual de Atualização para Formadores
Está acontecendo em Belo Horizonte, MG o encontro anual de formação para formadores de 27 a 31 de julho. O encontro tem como tema: A formação presbiteral no contexto da cultura digital: desafios, possibilidades e implicações para o exercício do ministério
presbiteral”.
Outro destaque deste encontro será a assembleia eletiva da próxima presidência da OSIB NACIONAL que deverá acompanhar e seguir a nova Presidência da CNBB que será eleita na próxima assembleia geral da CNBB em 2027.
Estão participando deste encontro vários padres formadores de nosso regional. São eles padres da Arquidiocese de Fortaleza, Diocese de Quixadá, Diocese de Sobral, Diocese de Iguatu, Diocese de Itapipoca, Diocese do Crato, Diocese de Tianguá e o formador dos Agostinianos.

A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) é o organismo da Igreja no Brasil que reúne e articula os seminários e as casas de formação presbiteral, promovendo a comunhão entre os formadores e incentivando o contínuo aperfeiçoamento da formação dos futuros presbíteros.
Em sintonia com as orientações da Igreja e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a OSIB promove encontros, cursos, assembleias e iniciativas voltadas à formação dos reitores, diretores espirituais, formadores e demais colaboradores dos seminários. Seu objetivo é fortalecer a missão de formar sacerdotes preparados para responder, com fidelidade ao Evangelho e sensibilidade aos desafios do tempo presente, às necessidades do povo de Deus.
Entre as principais iniciativas da entidade está o Encontro Nacional de Atualização para Formadores, realizado anualmente, que reúne bispos, reitores, formadores, professores e outros agentes envolvidos na formação presbiteral para momentos de reflexão, estudo, partilha de experiências e discernimento sobre os caminhos da Igreja no Brasil.















