Pascom Brasil, Jovens Conectados e Cristonautas promovem formação sobre Lectio Divina e a Palavra de Deus

O mês de setembro é conhecido dos católicos brasileiros como o mês da Bíblia. Neste ano em que se celebra os 50 anos (1971-2021) da iniciativa, a CNBB propõe o aprofundamento da Carta de São Paulo aos Gálatas e o lema “Pois todos vós sois UM só em Cristo Jesus”. Para aprofundar os conhecimentos do agente da Pascom com a Palavra de Deus e o método da Leitura Orante, o GT Espiritualidade organizou dois encontros formativos, em formato de bate-papo, para tirar dúvidas sobre o assunto. A atividade é desenvolvida em parceria com os Jovens Conectados, ligados à Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, e com o Cristonautas Brasil, programa de treinamento em Lectio Divina desenvolvido pela Fundação Ramón Pané.

No primeiro encontro, a secretária geral da Pascom Brasil, Patrícia Luz, conversou com o bispo de Limoeiro do Norte (CE), Dom André Vital, com a professora de Sagrada Escritura, Irmã Judite Mayer, e com o membro do projeto Cristonautas, Marcos Tonasse. O vídeo também traz o testemunho de pessoas que praticam a Lectio Divina.

Confira a primeira formação e compartilhe. 

Próximas etapas da formação 

O segundo bate-papo será publicado no dia 14 de setembro, às 20h, e terá a participação do bispo de Guarapuava (PR), Dom Amilton Manoel da Silva, da assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, Irmã Isabel Patuzzo, e do membro do projeto Cristonautas, Adriano Israel.

Já no dia 21 de setembro, dentro da segunda temporada da Conexão Pascom, acontece a Leitura Orante da Palavra de Deus, que será conduzida pelo bispo de Juína (MT) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Neri José Tondello. Cada participante é convidado a preparar sua Bíblia e participar por meio do roteiro que será disponibilizado previamente. As inscrições são gratuitas e já estão abertas. 

Por que a Lectio Divina na Comunicação? 

O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil recomenda a prática da Lectio Divina para a vivência do eixo da Espiritualidade.

“É fundamental que se cultive a espiritualidade do comunicador mediante retiros, “leitura orante” na ótica da comunicação, reflexões sobre os documentos da Igreja no campo da comunicação, e que o comunicador se alimente da Palavra de Deus e da Eucaristia. A espiritualidade do comunicador, bem como toda a espiritualidade da Igreja, inspira-se na Trindade, modelo da perfeita comunicação e comunhão no amor.” (DCIB, n. 253)

As atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023) como encaminhamento prática para a vivência do pilar da Palavra na comunidade eclesial missionária, convida a “assumir a leitura orante da Palavra como método, por excelência, para o contato pessoal e comunitário com a Sagrada Escritura” (DGAE, n. 157).

Da Redação Pascom Brasil