Pe. Magalhães é empossado na cadeira nº 36 da Academia Brasileira de Hagiologia

A Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI) empossou na noite de 29/03 seis novos acadêmicos, entre efetivos e honorários.

Por. Alex Ferreira – Setor de Comunicação do Regional 

Pe. Francisco Alves Magalhães, secretário executivo da CNBB Regional NE 1, assumiu na noite de 29/03, a cadeira de nº 36, da Academia Brasileira de Hagiologia, tendo como patronesse Santa Luísa de Marilac. O sacerdote pertence ao clero da diocese de Sobral, nascido em Alcântaras/Ceará, exercendo inúmeras atividades na diocese e também no regional. A solenidade ocorreu no formato virtual contando com os membros da Academia e convidados. O rito foi composto pela apresentação dos novos acadêmicos, seguido pelo juramento do eleito e apresentação do certificado de posse.

O sacerdote tomou posse na cadeira que pertencia a Irmã Rita de Cássia Ramos de Vasconcelos, que se tornou membro honorário. Pe. Magalhães  teve o seu esforço intelectual e espiritual reconhecido e credenciado para a Academia, desempenhando atualmente a função de secretário executivo da CNBB Regional NE 1, além de vigário na Paróquia da Paz, em Fortaleza, atuante também na vida formativa de algumas congregações religiosas.

A apresentação do novo membro se deu pelo acadêmico Vanilo Cunha de Carvalho Filho, que em sua fala apresentou as competência do eleito, atribuído o seu trabalho a construção de uma sociedade voltada para os ensinamentos e práticas do Evangelho.

A ABRHAGI

A Academia tem por finalidade o estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares, movimentos messiânicos e coisas sagradas e santificadas. Fundada em 08 de dezembro de 2004. Possuindo 40 cadeiras a ABRHAGI não tem nenhum caráter “político-partidário, nem adota qualquer discriminação, notadamente, nos aspectos de religião, de sexo, de cor ou de raça e, ainda, não tem fins lucrativos”, conforme descreve o blog da Academia.

Acompanhe as atividades da academia

Assumem as demais cadeiras, como acadêmicos efetivos:

CLEONES CARVALHO CUNHA – cadeira nº 12, Patronesse: Nossa Senhora do Carmo;

JOSÉ EDUARDO CÂMARA DE BARROS CARNEIRO – cadeira nº 04, Patronesse: Santa Catarina de Labouré;

PE. ABIMAEL FRANCISCO DO NASCIMENTO – cadeira nº 11, Patrono: Dom Antônio de Almeida Lustosa;

Dois acadêmicos assumirão o título de honorários, são eles:

Irmã Rita de Cássia Ramos de Vasconcelos e Giovani Carvalho Mendes.

Foto: Arquivo Setor de Comunicação