Programa Missionário Nacional será refletido em encontro do COMIRE-NE 1

A Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação intereclesial do Regional NE 1 realizará durante os dias 2 e 3 de julho o Encontro de Formação Missionária do Conselho Regional Missionário NE 1 (COMIRE), que será transmitido pela plataforma do Google Meet. Foram disponibilizadas 50 vagas para a arquidiocese de Fortaleza e 25 vagas para cada diocese do Regional, totalizando 250 vagas para o encontro.

Dom Ailton Menegussi ressalta a importância desse encontro, “nós estudaremos, aprofundaremos ainda mais o Programa Missionário Nacional. Conhecendo melhor cada um de seus grupos de trabalho (formação, ad gentes, profecia e transformação social) e sobretudo aprofundar a espiritualidade missionária, que deve ser o eixo integrador de toda a nossa ação evangelizadora“, falou o bispo referencial da Comissão.

O encontro tem o seguinte horário, no dia 2 (18h às 21h) e durante o dia 3 (08h-12h e 14h-16h30) e contará com a participação de todas as forças missionárias do Regional: Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDIS), Infância e Adolescência Missionária (IAM), Juventude Missionária (JM), CRB, Grupos de Animação Missionárias (Gams), COMISE, AMINE, OSMP, CIMI, Famílias Missionárias, Coordenadores Diocesanos de Pastoral e outros.

Luciene Sena, da arquidiocese de Fortaleza, falou sobre esse momento de encontro: “aqui em nossa região (Nossa Senhora da Assunção) recebemos com muita alegria o Programa Missionário Nacional porque também colaboramos com sua criação nos momentos de retiro do COMIRE em que uma pequena equipe da Região esteve presente. Neste período em que estamos limitados de sair de casa encontramos as portas dos meios digitais para partilhar e levar a alegria do encontro com Nosso Senhor Jesus Cristo. Agora veremos juntos com o nosso Regional essa luzinha de vagalume que ganha luminosidade de Novo Sol porque nos irradia Esperança nos dá meios concretos de seguirmos com a missão“, ressaltou a coordenadora da Missão da Região.

O Programa Missionário Nacional

“Recordamos que a construção do PMN teve inicio na Assembleia do COMINA, em Brasília, em março de 2018, a partir daí, recebemos a responsabilidade de contribuir para a elaboração do Programa Missionário Nacional, onde todos os Regionais contribuíram
ricamente. A ideia desde o primeiro momento é que tenhamos uma ação missionária melhor articulada, com fios condutores comuns, favorecendo a Animação Missionária na Igreja do Brasil, animando as diferentes forças missionárias em seus objetivos específicos, fazendo com que a dimensão missionária perpasse todas os serviços pastorais: uma Igreja em ‘chave missionária’, em missão permanente“, escreveu Pe. Lopes, coordenador do COMIRE em sua Carta Convite.

Por: Setor de Comunicação Regional