Radio Educadora recebe homenagem em sessão especial na Câmara Municipal de Sobral

 

Funcionários e colaboradores receberam honras pela presença na emissora que há seis décadas leva aos sobralenses informação, educação e evangelização

Henrique Brito

Para celebrar os 60 anos da Rádio Educadora de Sobral, a Câmara Municipal realizou uma sessão especial na noite da terça-feira (18) na intenção de homenagear a segunda emissora a ser fundada no município. 19 funcionários e colaboradores estiveram presentes, com familiares e amigos, representando todos os que contribuíram   longo da história e os que continuam contribuindo, recebendo comendas pelo empenho e dedicação na propagação da informação por meio do radio. A sessão foi presidida pelo vereador Carlos Evanilson Oliveira, em companhia dos também vereadores Alessandra Ponte, Maria Socorro Brasileiro, Aleandro Linhares e Ailton Fontenele Vieira; e do vigário geral da diocese de Sobral, Pe. Gonçalo de Pinho Gomes, que representava o bispo diocesano.

Os 19 homenageados da noite, foram apresentados por suas biografias, e receberam a comenda pelas mãos dos vereadores e familiares. A ordem de homenagem foi a seguinte: Breno Mendes Aguiar, assessor de comunicação da rádio; Carlos Gomes Carneiro, ex-diretor; Francisco Antônio Ponte, apresentador do programa ‘Violas e repentes’; Francisco Expedito Araújo Pachelle, apresentador do programa ‘Informativo 950’; Francisco Firmino Filho, comunicador; Francisco Gilvan Aragão, apresentador do programa ‘Gilvan Aragão’; Genaldo Ferreira Azevedo, comunicador; José Ivan Moreira da Silva, apresentador do programa ‘Esportes no ar’; José Joab Aragão, apresentador do programa ‘E a família como vai?’; José William Mendes Vasconcelos, apresentador dos programas ‘Geração esportiva’ e ‘Show e esportes’; José Wilson Fernandes Calixto, assessor financeiro; Pe. Lucas do Nascimento Moreira, diretor da rádio; Maria Elizabeth da Silva, apresentadora do programa ‘Tardes Vespertinas’; Norone Souto Angelin, apresentador do programa ‘E a família como vai?’; Patrícia Moreira Bezerra Tavares, apresentadora do programa ‘Bom Pastor’; Salmito de Almeida Campos, apresentador do programa ‘Em dia com a notícia’; Vicente Nogueira Borges Neto e Sandra Maria Nogueira, apresentadores do programa ‘Anunciar com alegria e Terço da Misericórdia’; Pe. Gonçalo recebeu representando o bispo de Sobral.

Agradecimentos

Representando a diocese de Sobral, Pe. Gonçalo de Pinho Gomes, agradeceu a homenagem “justa e merecida”, e ainda destacou: “Quero  enaltecer os homenageados pelo trabalho que vêm fazendo na segunda rádio mais antiga de sobral;  trabalho importante de comunicação. Além de comunicar e informar, ela tem o trabalho de evangelização, e vem fazendo isso muito bem nesses  últimos anos”.

Pertencente ao quadro de colaboradores da Educadora, Willian Vasconcelos enfatizou o grande sentimento que presenciara: “Nunca vi uma demonstração de carinho como essa prestada à nossa emissora. A Câmara Municipal de Sobral entendeu e reconheceu o valor e importância que tem a Rádio Educadora no dia a dia na divulgação da informação e evangelização, me sinto feliz e à vontade de falar sobre isso”, destaca ele que em duas passagens de tempo pela emissora, somam 24 anos de dedicação e compromisso.

Passado e futuro

O atual diretor, Pe. Lucas do Nascimento, além de demonstrar gratidão, ressaltou um pouco da história educacional da emissora, que teve sua base na transmissão da educação por meio radiofônico, fazendo com que se tornasse importante para a história educacional de Sobral e região. O diretor agradeceu aos presentes: “São vocês que mantêm a credibilidade da rádio educadora do nordeste. Agradeço a Deus pela passagem dos 60 anos, agradeço essa casa pela justa homenagem”, lembrando que  dia 27 de julho  acontecerá no Becco do Cotovelo, um momento festivo que homenageará mais pessoas que fizeram parte da história da emissora: ” A educadora é passado, presente e futuro. E no futuro, como vem acontecendo com as maioria das rádios, ruma a FM, nos adequando a modernidade do rádio”, aponta.

O assessor de comunicação, Breno Mendes, destacou a história da Rádio e lembrou a importância da homenagem ser estendida aos ouvintes, que são o motivo para tamanho sucesso, e agradeceu todos aqueles que acompanham a programação nas pessoas de Vicente Vieira e “Toinha da 23 de setembro”, que é uma ouvinte assídua.

Créditos: Marcildo Brito

Legenda: Os 19 homenageados da noite, foram apresentados por suas biografias, e receberam a comenda pelas mãos dos vereadores e familiares