A Diocese de Quixadá sediou, entre os dias 21 e 23 de novembro, o Seminário Regional de Formação para a Campanha da Fraternidade 2026, promovido pelo Regional Nordeste 1 da CNBB. O encontro, realizado no Centro de Pastoral da diocese, reuniu representantes da Arquidiocese de Fortaleza e das dioceses de Crateús, Crato, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá, Sobral e Tianguá. Participaram ainda integrantes das Comissões Episcopais do Regional nas áreas de Ação Sociotransformadora, Liturgia, Ministérios Ordenados, Laicato, Cultura e Educação e Comunicação Social.
A assessoria principal ficou a cargo do Pe. Jean Poul Hansen, secretário executivo de Campanhas da CNBB Nacional, que conduziu o estudo do Texto-Base seguindo a metodologia do Ver, Iluminar e Agir. Durante o seminário, os participantes aprofundaram a reflexão sobre a realidade da moradia no Ceará e no Brasil, dialogando a partir de dados, relatos e experiências concretas. A coordenação geral foi conduzida pelo Pe. Ednardo Honório da Silva, da Arquidiocese de Fortaleza, por Regilvânia Mateus, da Ação Sociotransformadora, e por Paulo Gabriel, da Diocese de Quixadá.
Um dos momentos mais marcantes ocorreu no painel “Fé e Direito à Moradia”, que trouxe convidados da Pastoral do Povo de Rua e da Obra Lumen. Além de apresentarem aspectos do cotidiano das pessoas em situação de rua, ambos os grupos levaram um de seus assistidos para testemunhar como conseguiram superar a realidade das ruas, emocionando os participantes do seminário e reforçando a urgência de ações que promovam dignidade e inclusão.
A Campanha da Fraternidade 2026 tem como tema “Fraternidade e Moradia” e lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). A proposta da CNBB chama a Igreja e a sociedade a refletirem sobre a moradia como um direito fundamental e expressão concreta da dignidade humana. O objetivo é fomentar iniciativas que promovam justiça social, cidadania e solidariedade, lembrando que a fé cristã convida todos a atuarem como uma verdadeira “Igreja-casa”, acolhedora e comprometida com os mais vulneráveis.
O seminário marcou um passo importante na preparação pastoral da Igreja no Ceará, que já se mobiliza para viver de forma profunda e transformadora a Campanha da Fraternidade de 2026.
Vídeo no instagram do Regional NE 1 sobre o que ocorreu no Seminário: https://www.instagram.com/reel/DRcs16qCQnj/?igsh=MTkzM2IyOXptenRiZw==
Confira alguns registros:










