Simpósio de Filosofia discute sobre os impactos sociais das fake News

A Católica de Fortaleza realiza seu XIII Simpósio de Filosofia de 23 a 25 de outubro. Neste ano, o tema discutido por especialistas no assunto será Tecnologia e Sociedade: um olhar filosófico. Destaque para a  palestra de quarta-feira, dia 23, às 18h30,  sobre os  impactos sociais em tempos de Fake News, com a Ombudsman do Jornal O Povo Daniela Nogueira.

O objetivo do Simpósio é refletir sobre o desenvolvimento das tecnologias e seus impactos na sociedade, ressaltando seus presentes e vindouros desafios, além das perspectivas futuras da relação entre tecnologia e sociedade.

O XIII Simpósio de Filosofia da FCF abrange, além da comunidade acadêmica da Faculdade Católica de Fortaleza, estudantes, professores e pesquisadores de IES do Ceará e dos demais estados do Brasil atraídos pela relevância da problemática filosófica e pelo nível elevado das discussões. A organização do referido evento alcança também, pessoas não ligadas, estritamente, ao   ambiente universitário, porém, desejosas de participar da reflexão sobre os impactos da tecnologia na sociedade contemporânea.

Serviço
XIII Simpósio de Filosofia da Católica de Fortaleza
As inscrições poderão ser feitas através de envio de formulário (Site da FCF / Programação / Final da Página) e efetivação da mesma no FINANCEIRO / FCF, ou presencial na Recepção da FCF – Rua Tenente Benévolo, 201 – Centro (7h às 21h).
Investimento: Alunos e Alunas da FCF (Matriculados em 2019.2): R$ 15,00.
Professores e Público em geral: R$ 30,00.
Incluso Certificado de 35h/a (Online). Com direito ao certificado de 35h/a para aqueles que obtiverem 75% de frequência.
Local do Evento: Auditório Central Aloísio Cardeal Lorscheider – FCF
Rua Tenente Benévolo, 201 – Centro.
Informações: (85) 3453.2150 / (85) 99690.0302 (WhatsApp).
Inscrição aqui

PROGRAMAÇÃO

23 DE OUTUBRO
7h30 – Credenciamento
8h – Espiritualidade
8h20 – Abertura do Simpósio – Prof. Dr. Pe. Francisco Antônio Francileudo, Diretor Geral FCF.
8h30 – Primeira Conferência: O lugar da Política na sociedade tecnológica. Prof. Dr. Odílio Alves Aguiar (UFC).
9h40 – Intervalo
10h – Expressão Artística
10h – Segunda Conferência: Política e responsabilidade: um olhar crítico reflexivo para a técnica. Prof. Dr. Ricardo George de Araújo Silva (UVA).
10h50 – Terceira Conferência: A Tecnologia na vida cotidiana e na política. Profa. Dra. Marly Carvalho Soares (UECE).
12h – Intervalo
14h – Comunicações
16h- Cinema
18h30 – Espiritualidade
18h50- Expressão Artística
19h – Quarta Conferência: Avanços tecnológicos e seus impactos na sociedade. Prof. Ms. George Alberto de Aguiar Coelho (IFCE).
20h – Quinta Conferência: O outro como instrumento: a linguagem da Obra em Eric Weil. Prof. Dr. Daniel Soares Benevides (FCF).
21h30 – Encerramento

24 DE OUTUBRO
8h – Espiritualidade
8h10 – Sexta Conferência: Ética e tecnologia nas raízes medievais da mídia: a transformação da visibilidade. Prof. Dr. Luis Carlos Silva de Sousa (UNILAB).
09h – Sétima Conferência: Rogério Bacon e a Ciência Experimental. Prof. Dr. Jan Gerard Joseph ter Reegen
9h40 – Intervalo
10h- Expressão Artística
10h – Oitava Conferência: Verdades personalizadas ou, acerca do nosso poder de decisão em tempos de Fake News. Profa. Dra. Francisca Galileia Pereira da Silva (UFC).
10h50 – Nona Conferência: Um olhar filosófico sobre a tecnologia como ideologia. Prof. Ms. Hálwaro Carvalho Freire (FCF).
12h – Intervalo
18h30 – Solenidade – 155 anos de Ensino Superior (Seminário da Prainha).
21h30 – Encerramento

25 DE OUTUBRO
8h – Espiritualidade
08h20 – Décima Conferência: As máquinas vão dominar o mundo? (Sim, mas como?). Prof. Dr. Carlos Eduardo Fisch de Brito (UFC).
9h40- Intervalo
10h- Expressão Artística
10h – Décima Primeira Conferência: Desafios éticos da Inteligência artificial na visão de Nick Bostrom. Prof. Ms. Antonio Augusto do Vale Menezes (FCF).
10h50 – Décima Segunda Conferência: A emergência da ética da informação. Prof. Dr. Ralph Leal Heck (FCF/UECE).
12h – Encerramento.