VI Romaria da Fé conduz povo de Deus a caminhar com Nossa Senhora de Fátima




Participantes caminharam durante 38 km da capela Nossa Senhora de Fátima, no distrito de Várzea do Jiló, em Ipu, ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima em São Benedito


Reunindo fiéis de duas Dioceses: Sobral e Tianguá, a VI Romaria da Fé conduziu os participantes a caminharem durante 38 km da capela Nossa Senhora de Fátima, no distrito de Várzea do Giló, em Ipu, ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima em São Benedito. Segundo estimativas da Polícia Militar repassada pelos organizadores, participaram da peregrinação mais de 5 mil pessoas no último sábado, 13. São cerca de 12 horas de caminhada.

“A Romaria começa com um número de fiéis e depois vai recebendo adesão de outras cidades como Guaraciaba do Norte até o dia seguinte”, conta um dos organizadores e idealizador da Romaria, Nazareno Alves. A realização da Romaria da Fé com Cristo Rei, o filho da Rainha, fica a cargo de Comunidade Cristo Rei e dos homens do terço de Ipu. Contam com o apoio do pároco da paróquia de São Sebastião do Ipu, Pe. João Batista Vasconcelos. Há participantes de Ipu, Guaraciaba do Norte, Ipueiras, Crateús, Fortaleza, Hidrolândia, Pires Ferreira, Mucambo. “A Romaria está tomando proporções muito grandes”, avalia.

Antes da saída dos romeiros da capela houve uma celebração eucarística e bênção de envio com água benta sobre os participantes. “Sobre uma forte neblina, romeiros caminharam, mais uma vez, até o Santuário em São Benedito uns para pedir e outros para agradecer as muitas graças alcançadas”, disse um dos coordenadores do evento, Clayton Soares.


Inspiração

A inspiração da Romaria surgiu da devoção a Nossa Senhora de Fátima por ocasião do ano da fé. “Honrarmos Nossa Senhora de Fátima no aniversário da última aparição”, completa Nazareno. De acordo com ele, a Romaria já está no calendário municipal. O evento ocorre a cada ano no sábado mais próximo ao dia 13 de outubro. É realizada uma missa de envio na Capela em Ipu às 19h e os participantes caminham durante à noite até o Santuário de São Benedito, chegando às 8h no Santuário de São Benedito. Na chegada no Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em São Benedito, os romeiros participaram da celebração Eucarística celebrada pelo Padre de Ipu João Batista Vasconcelos. (Com informações da Pascom de Ipu)