Arcebispo emérito de Brasilia, cardeal José Freire Falcão, celebra 70 anos de sacerdócio

 

Comemorando o seu 70º aniversário de sacerdócio, o cardeal José Freire Falcão, 93 anos, presidiu a Santa Missa, na Catedral Metropolitana de Brasília, neste domingo (23).

A celebração reuniu familiares, amigos, autoridades civis e religiosas para homenagear o cardeal, que foi o segundo arcebispo de Brasília, ficando à frente da Arquidiocese de 1984 a 2004.

Sempre fiel ao seu lema episcopal, “In humilitate servire” (“Servir na humildade”), durante o período que conduziu a Igreja de Brasília, dom Falcão ampliou o número de padres e de paróquias do Distrito Federal, preparou a recepção ao Papa em 1991, criou a Casa do Clero e estimulou os movimentos eclesiais, entre outras ações.

O Arcebispo de Brasília, cardeal Sergio da Rocha, conta como foi a celebração. Veja aqui o vídeo.

Cardeal José Freire Falcão / Foto: Arquidiocese de Brasília

Biografia

Dom José Freire Falcão, nasceu na cidade do interior do Ceará, em Ererê, em 23 de outubro de 1925.

Entrou no Seminário da Prainha, em Fortaleza, aos 14 anos. Foi ordenado padre em 19 de junho de 1949 e em 1967, mais precisamente no dia 17 de junho, foi feito bispo, tornando-se pastor da mesma diocese em que já havia exercido o sacerdócio por vinte anos: Limoeiro do Norte, no Ceará.

Em 1971 tornou-se arcebispo de Teresina, no Piauí, onde permaneceu até 1984, quando foi transferido para Brasília.

Foi feito cardeal, em 28 de junho de 1988, tendo participado, em 2005, dos funerais de João Paulo II e do conclave que elegeu o Papa Bento XVI.

Quanto à escolha do seu lema episcopal, “In humilitate servire” (“Servir na humildade”), o cardeal explicou em certa ocasião para os fieis da Capital Federal: “Tomei como lema Servir na Humildade, pois coloquei o meu pastoreio nas mãos do Senhor, porque Ele não falta jamais aos que fazem a vontade do Pai, ao seguir o Seu chamado, ao dar o seu sim”.

(Texto e fotos: Arquidiocese de Brasília)