Arquidiocese de Fortaleza celebra encerramento de Ano Jubilar, dedicado ao glorioso São José, na cidade de Aquiraz

A Igreja Particular de Fortaleza celebrou o Encerramento Arquidiocesano do Ano de São José, no dia 4 de dezembro, na praça da Matriz da Paróquia de São José de Ribamar, em Aquiraz. A novena teve inicio às 18h30 e, em seguida, às 19h, a solene celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. Toda a programação foi transmitida pelo Facebook e YouTube arquidiocesano e por rádios católicas da capital e do interior do Estado.

Para festejar a conclusão desse ciclo importante, instituído pelo Papa Francisco, o Ano Josefino tem o objetivo de comemorar os 150 anos da Declaração de São José como patrono da Igreja Católica. “O esposo de Maria ocupa um lugar especial na história da salvação, por isso, o povo o recorre com respeito e amor, suplicando nas horas difíceis: “valei-me””, explica Thiago Ribeiro.

O município de Aquiraz foi escolhido para sediar a cerimônia por ser o berço da devoção do santo no Ceará. Segundo relatos históricos, a sua imagem foi encontrada nos mares aquirazenses, no século XVII, por pescadores da região da Prainha. Ele apareceu de botas uma alusão aos bandeirantes ou em memória a fuga dele para o Egito, não sabe-se ao certo. Quiseram levá-lo de carroça a Cascavel, mas não obtiveram êxito, a imagem pesou de tal modo que ninguém pode retirá-la. A réplica da imagem original que está percorrendo algumas paróquias do Centro de Fortaleza sairá da Catedral até Aquiraz abençoado os cearenses.

Mais informações: (85) 99797-0208, Thiago Ribeiro.